×
Loading ...

Como polir uma lente olho de peixe arranhada

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ao retirar a sua lente ulta angular olho de peixe após um ensaio produtivo na praia, você poderá notar vários arranhões no centro da lente -- provavelmente causados pela areia. Normalmente, os arranhões são apenas um incômodo estético e não afetam a imagem. No pior dos casos, eles podem embaçar as bordas, causar perda de nitidez e acumular poeira. Se sua lente não está tão lisa e suave como deveria, você pode devolver o lustro original através de limpeza e polimento.

Instruções

Tire fotos incríveis como essa usando sua lente olho de peixe recém polida (Torino - Fisheye image by Stefano Gruppo from Fotolia.com)
  1. Remova a lente da câmera apertando o pequeno botão próximo ao encaixe. Se você está usando um adaptador para olho de peixe, simplesmente desenrosque-o da lente sobre a qual está encaixado.

    Loading...
  2. Segure uma lata de ar comprimido a cerca de 15 cm da frente da lente. Sopre qualquer poeira ou sujeira visíveis. Repita na parte de trás da lente.

  3. Umedeça um lenço de microfibra com a solução de limpeza de lente. Começando no centro do vidro, limpe a lente fazendo um movimento circular leve. Repita na parte de trás.

  4. Aplique um pouco de composto de polimento em um outro lenço de microfibra. Com cuidado, passe o composto sobre a área arranhada e deixe secar por dez minutos. Também aplique no outro lado se necessário.

  5. Retire o composto com uma parte seca do tecido de microfibra. Passe com movimentos circulares até que toda a área esteja polida.

  6. Inspecione a área arranhada. Se ainda houver arranhões evidentes, repita os Passos 4 e 5 até que os resultados melhorem.

Loading...

Dicas

  • Todos os materiais podem ser encontrados em lojas de fotografia ou de reparo de óculos.
  • Materiais caseiros podem ser usados como alternativa ao composto de polimento. Óleo para bebê e pasta de dente suave são conhecidos por funcionar bem em lentes arranhadas.

Aviso

  • Sempre aplique a solução e o composto usando tecido de microfibra, e nunca diretamente sobre a lente. As substâncias podem entrar na lente e danificar os materiais óticos sensíveis.

O que você precisa

  • Ar comprimido
  • Lenços de microfibra
  • Solução para limpeza de lentes
  • Composto para polimento de lentes

Referências

Loading ...
Loading ...