Mais
×

Como polir e lixar arranhões em violões

Atualizado em 17 abril, 2017

Um violão pode ser uma obra de arte, mesmo sem ser tocado — mas ele certamente não é feito para ser admirado como uma escultura, e precisa ser manuseado e usado. Se você leva seu violão para fora de casa, ele irá ser danificado suavemente de uma maneira ou de outra; nenhum instrumento se mantém imaculado, mas pode ser mantido limpo.

A limpeza é uma parte importante dos cuidados com seu instrumento (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Polindo a madeira

Não há necessidade de aplicar um polimento no material que deixe um filme residual. Produtos como a cera ensurdecem a sonoridade do instrumento. Violões possuem um acabamento em materiais de superfície rígida; mesmo instrumentos com revestimento em acrílico possuem uma camada protetora de verniz para proteger a madeira. Um pano macio com um pouco de água e sabão é o suficiente para remover graxa e impressões digitais, mas a maioria das lojas de instrumentos vende limpadores spray que são gentis com a superfície do seu instrumento. Seja cuidadoso ao utilizar limpadores não específicos. Se um produto reagir com o verniz do seu violão, seu instrumento pode ser arruinado. Como em qualquer polimento, passe o pano no sentido dos veios da madeira, pois isso oculta irregularidades residuais.

Cuidados com a escala

As escalas não necessitam de cuidados especiais. Não aplique óleo nas cordas, pois isso pode ser prejudicial a elas. Esfregue a escala com um pano ao terminar de tocar. Ocasionalmente, use um pano sobre suas unhas para remover sujeira que tenha se acumulado próximo aos trastes.

Limpando as cordas

Passe um pano do topo à base das cordas após tocar. Toda pessoa tem óleos naturalmente corrosivos em seus dedos; o pano irá ajudar a remover o óleo e a sujeira das cordas.

Removendo arranhões

Arranhões e mossas muito profundas são de difícil ou impossível remoção em alguns casos. No entanto, arranhões superficiais e mossas leves podem ser reparados assim como é feito com tintura de carros. Compre uma cera fina de uma loja de acessórios automotivos. Use um pano macio para esfregar a cera sobre o verniz do violão, começando com movimentos suaves. Se você acabar por atravessar o verniz do instrumento, o reparo pode se tornar muito mais complicado. Após a aplicação do produto, remova o excesso.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article