×
Loading ...

Como polir sua katana

Atualizado em 23 março, 2017

A katana possui a reputação de ser uma das espadas mais finamente trabalhadas no mundo. As versões verdadeiras destas espadas podem levar muitos meses para serem produzidas, e podem ser feitas apenas por ferreiros experientes com décadas de experiência. Empunhadas mais frequentemente pelos guerreiros samurais do Japão feudal, estas espadas passaram a ser usado por muitos exércitos medievais asiáticos e eram reverenciadas por seu artesanato fino. A manutenção dessas lâminas também requer habilidade e prática especial.

Instruções

As katanas requerem uma manutenção e limpeza cuidadosas para se manterem em condições imaculadas (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Compre um pano de algodão, óleo de espada, papel de arroz, bola de talco ou um kit de limpeza para espadas com todos esses itens. A limpeza correta de katanas requer todos esses itens, por isso não faça nenhuma substituição ou pule qualquer passo.

    Loading...
  2. Segure a katana cuidadosamente pelo cabo com uma mão, com a ponta afiada longe de você. Com cuidado, use o papel de arroz para limpar qualquer óleo velho de limpezas anteriores. Dobre o papel de arroz sobre a extremidade traseira da katana. Isso lhe permitirá limpar os dois lados da lâmina sem o perigo de cortar seus dedos.

  3. Bata levemente a bola de talco a cada 2 cm ou 5 cm sobre a katana, certificando-se de cobrir a lâmina com o pó. Repita o mesmo no outro lado para garantir um acabamento completo.

  4. Pegue o papel de arroz e esfregue a katana com o pó. Comece de um lado e então pelo outro, sempre limpando na direção de trás da lâmina e nunca na direção da frente afiada. Repeta este processo até que todo o pó tenha sido retirado da katana.

  5. Aplique uma pequena quantidade de óleo para espadas em ambos os lados da lâmina da katana. Apenas algumas gotas são necessárias, por isso não exagere. Limpe ambos os lados com o papel de arroz para conseguir um brilho luminoso.

  6. Recoloque a lâmina de volta na bainha cuidadosamente. Certifique-se de não tocar a lâmina após a limpeza, caso contrário você manchará o acabamento.

Loading...

Dicas

  • Tenha muito cuidado ao limpar a lâmina e use sempre um pano ou outra cobertura para evitar lidar com ela diretamente.

Aviso

  • Nunca tente afiar a sua katana, a menos que seja profissionalmente treinado para fazê-lo.
  • Nunca use produtos abrasivos de qualquer tipo em sua lâmina.

O que você precisa

  • Pano de algodão
  • Óleo para espada
  • Papel de arroz
  • Bola de talco
  • Kit para limpeza de espada

Referências

Loading ...
Loading ...