Como funcionam os estabilizadores de navios de cruzeiro

Estabilizadores de navios de cruzeiro

Photo: Wikimedia Commons (Templar52)

O objetivo de estabilizadores de navios de cruzeiro é reduzir o balanço do navio. Eles ajudam a embarcação a mover-se de maneira mais suave, diminuindo a chance dos passageiros sentirem enjoo. O excesso de movimento pode causar uma discrepância entre o que uma pessoa vê e o que seu ouvido interno sente, causando o enjoo. Quanto mais suave for a viagem, menor a chance de isso acontecer.

Objetivo

Função

Estabilizadores de navios de cruzeiro se estendem abaixo da linha da água a bombordo (lado esquerdo) e estibordo (lado direito) do navio. Eles evitam que o navio balance para a esquerda e para a direita à medida que navega. Atuam como os "flaps" das asas dos aviões, que podem ser ajustados para reduzir turbulências. Apesar de nenhum estabilizador poder prevenir 100% do balanço de um navio, podem reduzi-lo significativamente. Isso é especialmente desejável em condições de tempo difíceis, com ondas altas e fortes ventos.

Tipo

Navios de cruzeiro geralmente usam um sistema de estabilizadores tipo barbatanas, com um ou dois pares que se parecem com asas curtas. Elas podem ser ajustadas de acordo com as condições do mar e do vento para maximizar sua eficácia. Isso é geralmente feito por um sistema de controle eletrônico. Navios de cruzeiro modernos possuem barbatanas dobráveis que podem ser tiradas do caminho quando não forem necessárias ou durante a atracagem.

eHow Brasil
×