Política de uso das redes sociais pelos funcionários

Escrito por morgan rush | Traduzido por andressa v. da nobrega
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Política de uso das redes sociais pelos funcionários
As políticas de uso das redes sociais pode aumentar a produtividade dos funcionários, dando-lhes regras para o seu uso apropriado (Typing hands image by huaxiadragon from Fotolia.com)

As redes sociais se tornaram parte do dia a dia de muitas pessoas, sendo possível, com o acesso imediato a computadores e celulares, ficar conectado a amigos e familiares o tempo todo. Vários consumidores gostam da instantaneidade dessas interações, mas esse pode não ser o uso mais produtivo do tempo no ambiente de trabalho. A concentração dos funcionários pode despencar no escritório porque eles ficam o tempo inteiro verificando seus perfis nas redes sociais. Ao mesmo tempo, várias empresas usam as redes sociais para propaganda, marketing e comunicação. Implementar a política certa para o uso das redes sociais pode ajudar a melhorar a produtividade dos funcionários.

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Produtividade

Acesso on-line constante significa que, enquanto seus funcionários podem "mergulhar" de vez em quando em sua rede social favorita no trabalho, eles também provavelmente verificam seus e-mails profissionais em casa para manter a interação com colegas de trabalho ou clientes, sobretudo perto de prazos de entrega ou datas de fechamento de vendas. Os funcionários podem achar injusto ou antiquado ter regras muito rígidas em relação ao uso da internet, como quando uma empresa bloqueia o acesso a alguns sites no ambiente de trabalho. Programas de recompensa pela produtividade ao invés de horas no escritório também podem evitar que os funcionários percam tempo em redes sociais, ao mesmo tempo em que evitam que a empresa seja vista como desagradável, devido a políticas muito restritas em relação ao uso das redes sociais.

Treinamento

O treinamento adequado ajuda os funcionários a se comunicar de maneira apropriada e eficaz com clientes, vendedores, anunciantes e outros profissionais através das redes sociais. Aprender sobre as normas culturais associadas ao uso de uma rede em particular ou ferramentas e truques tecnológicos que facilitam a comunicação on-line pode ajudar os funcionários a receber e enviar mensagens de maneira mais eficaz. Peça a um funcionário especialista no assunto para impulsionar a produtividade e alimentar o engajamento, iniciando debates sobre o tema, ou contrate um especialista externo para dar um treinamento na sua empresa. Formalizar as discussões a respeito do uso das redes sociais lembra aos funcionários a diferença entre engajamento profissional e pessoal nessas plataformas.

Reforço

As políticas em relação ao uso de redes sociais reforçam outras normas já existentes na empresa em relação ao tipo de linguagem utilizada, assédio sexual e divulgação de informações confidenciais sobre a empresa. Incluir a política relativa às redes sociais no contexto de regras já estabelecidas lembra aos funcionários que os gerentes não estão impondo uma política completamente nova, mas que as regras estão sendo expandidas para se adaptar às mudanças.

Dando o exemplo

Independentemente do quanto sua política em relação ao uso das redes sociais seja forte, os funcionários não vão levá-las a sério a menos que os gerentes e outros funcionários em posições superiores também façam o mesmo. Os líderes da empresa precisam aderir às mesmas regras que os demais trabalhadores. Os gerentes que atualizam seu status, postam comentários não relacionados ao trabalho em plataformas sociais ao longo do dia ou publicam fotos pessoais dão um mau exemplo para os colegas instruídos a não utilizar as redes para motivos pessoais.

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