Casa

Quanto tempo o poliuretano leva para secar em pisos de madeira?

Escrito por g.d. palmer | Traduzido por agmar vitti
Quanto tempo o poliuretano leva para secar em pisos de madeira?

A correta aplicação do poliuretano promove um acabamento brilhante e de baixa manutenção

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Vernizes poliuretanos são revestimentos sintéticos à base de plástico que aderem à superfície do piso de madeira, promovendo uma superfície resistente e à prova d'água. Pisos de madeira com acabamentos em poliuretano necessitam de menos manutenção que pisos onde foram aplicados cera ou óleo e são mais duráveis que pisos que receberam acabamento em laca. O poliuretano seca mais rapidamente que os óleos naturais, mas mais devagar que a laca ou o verniz. O tempo específico de secagem do poliuretano em um piso depende de condições ambientais e de como ele foi aplicado.

Outras pessoas estão lendo

Entre camadas

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

A aplicação de várias camadas de poliuretano na madeira promove um acabamento mais resistente e durável. Entretanto, estas camadas não devem ser deixadas para secar completamente. A DuraSeal recomenda que se deixe cada camada secar por pelo menos oito horas e por não mais de 24 horas. Isto deixa o poliuretano levemente não curado, permitindo que ele se ligue à próxima camada. Se uma camada seca completamente, retire-a antes de aplicar a próxima camada. Isto cria uma superfície áspera às quais camadas sucessivas de poliuretano podem unir-se e reduz a ocorrência de escamação e descascamento mais tarde.

Camada de acabamento

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Mesmo que o piso de poliuretano pareça seco ao toque, isto não significa que esteja pronto para se andar sobre ele. O acabamento em poliuretano, como outros tipos de plástico, deve curar antes de endurecer completamente. Deixe o piso secar por uma noite para tráfego leve e por 48 horas antes de recolocar a mobília sobre ele ou antes de receber tráfego pesado. Se o poliuretano não for corretamente curado, podem aparecer manchas, amassados e descascamentos no futuro.

Fatores ambientais

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Nem todos os pisos de poliuretano secam na mesma velocidade. Se o ambiente estiver úmido, frio ou pouco ventilado, uma camada pode demorar mais para secar. Temperaturas mais altas, ar seco e bom fluxo de ar podem reduzir o tempo de secagem. O aquecimento das camadas pode fazê-las secar mais rápido, mas isto eleva os riscos de incêndio causado por vapores. Mantenha um bom fluxo de ar e use precauções de segurança adequadas quando secar o poliuretano em um dia quente ou quando usar aquecimento adicional.

Concepções errôneas

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Diluir o poliuretano com nafta ou outros solventes de secagem rápida pode encurtar o tempo de secagem. Entretanto, nenhum aditivo químico pode acelerar a segunda fase da secagem do poliuretano: o processo de cura. O processo requer a polimerização química através do contato com o oxigênio. Um piso pode parecer seco sem estar curado de forma adequada. A aplicação de uma camada mais fina pode acelerar o tempo de secagem, desde que o oxigênio permeie a camada mais rapidamente, mas a maioria dos pisos necessitará de camadas adicionais se a última delas tiver sido feita com poliuretano diluído.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media