Mais
×

Como a poluição dos carros causa do aquecimento global?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017
O transito nas grandes cidades polui nosso planeta gradativamente (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Carros liberam gases do efeito estufa

A vasta maioria dos automóveis do mundo consomem algum tipo de combustível fóssil, normalmente gasolina, diesel ou óleo, em um motor de combustão para produzir a energia necessária para viajar. Quando os combustíveis são queimados, eles criam poluição na forma de gases do efeito estufa como o dióxido de carbono (CO2), óxido nitroso e metano, que é constante liberado pelo silenciador do veículo. O CO2 é o maior contaminante liberado em grandes quantidades; enquanto que as plantas absorvem o dióxido de carbono, a quantidade de veículos do mundo está aumentando, enquanto que o tamanho das florestas diminui, levando a um aumento de concentração de CO2 no ar.

O impacto dos gases do efeito estufa

Os gases do efeito estufa são aqueles que são capazes de absorver a radiação de calor no espectro infravermelho, como a radiação térmica emitida pelo sol. Como a poluição dos carros aumenta a concentração de gases do efeito estufa na atmosfera, mais do calor do sol é capturado e retido pela atmosfera, levando a um aumento nas temperaturas e ao aquecimento global. Muitos cientistas acreditam que esse "Efeito Estufa" é a causa primária para o aumento nas temperaturas globais que a Terra sofreu ao longo do século passado, enquanto que outros atribuem o aquecimento global principalmente a padrões cíclicos de aquecimento e à atividade solar.

Reduzindo o impacto dos veículos no aquecimento global

Nos últimos anos, existe um foco crescente na necessidade de controlar a poluição dos carros e sua possível contribuição para o aquecimento global. Restrições mais rígidas para combustíveis, motores e emissões são uma forma de combater a poluição dos carros. Outra forma, talvez mais promissora, é migrar para o uso de combustíveis e fontes de energia alternativas que possam ser usadas para alimentar veículos que emitam menos gases que contribuem para o efeito estufa. A tecnologia de carros híbridos, que usa uma bateria elétrica para suplementar a energia dos combustíveis fósseis é um primeiro passo para reduzir a poluição dos carros. Uma das principais dificuldades na hora de combater o impacto dos carros é que as restrições e regulações impostas em um país não afetam os carros dos outros países. Por exemplo, a China está rapidamente se tornando um dos maiores emissores de combustíveis fósseis a partir de veículos, o que pode anular quaisquer progressos feitos pela regulação cuidadosa dos carros nos EUA e na Europa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article