Poluição química da água causada por detergentes cotidianos

Escrito por eric bagai | Traduzido por thiago silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Poluição química da água causada por detergentes cotidianos
Uma das principais fontes de poluentes químicos é o detergente comum (Cleaning materials image by TekinT from Fotolia.com)

A poluição da água por químicos (como os detergentes) é motivo de preocupação em um contexto global. Muitos detergentes usados para lavar roupas contêm de 35% a 75% de sais de fosfato. O fosfato pode causar diversos problemas na água. Ele inibe, por exemplo, a biodegradação de substâncias orgânicas. Substâncias não-biodegradáveis não têm como ser eliminadas pelo tratamento de esgoto, seja ele público ou privado. Além disso, alguns destes detergentes com base de fosfato podem causar eutrofização. O excesso de fosfato pode fazer com que o curso de água fique coberto de algas e outras plantas. A eutrofização retira o oxigênio da água, causando a morte de outros organismos.

Outras pessoas estão lendo

Detergentes - os principais poluentes

Uma das principais fontes de poluentes químicos é o detergente que utilizamos no cotidiano. Dentre os contaminantes que levam à poluição da água há diversos produtos químicos (como alvejantes) e micróbios. Diversos produtos químicos utilizados em nossa rotina contêm elementos e compostos danosos. Estes produtos podem ter bases de magnésio ou cálcio, que afetam a água. Por vezes, podem até ser carcinogênicos. De acordo com a Enviroharvest Inc, "Os detergentes podem conter substâncias suspeitas de serem carcinogênicas e ingredientes que não são inteiramente biodegradáveis".

Os perigos dos detergentes para o ambiente

Detergentes também possuem substâncias redutoras de oxigênio (ou seja, compostos que transferem átomos de oxigênio) que podem causar danos severos aos peixes e à vida marinha. Eles também podem causar eutrofização, um processo em que o curso de água fica cheio de nutrientes dissolvidos (como fosfatos, cálcio e magnésio). Isso causa um impacto negativo no meio ambiente, especialmente em animais aquáticos, já que a água rica em nutrientes estimula o crescimento de plantas e algas, causando a falta de oxigênio. Outros componentes danosos dos detergentes como substâncias antropogenéticas tais como herbicidas, pesticidas e concentrados de metais pesados (como zinco, cádmio e chumbo) podem fazer com que a água escureça, impedindo a entrada de luz e o crescimento de plantas. A turbidez também entope o sistema respiratório de alguns peixes. Patógenos destes cursos de água tóxicos podem causar doenças em hospedeiros humanos ou animais, podendo ser fatais. Além disso, eles alteram a composição química da água, afetando a condutividade elétrica, temperatura, acidez e eutrofização.

Riscos para a saúde humana

Produtos químicos podem ser a causa de contaminação de água potável. A água contaminada por estes detergentes pode oferecer riscos para a saúde humana, com sintomas como irritação na pele, dor de garganta, náusea, cólicas estomacais e danos ao fígado. Pode ocorrer envenenamento e morte em diversos casos. A água contaminada não deve ser usada para agricultura.

Detergentes e espumas

Detergentes são agentes de ativação em superfície, tendendo a produzir quantidades grandes e estáveis de espuma em rios. Estas geralmente formam uma grossa camada sobre a água, por centenas de metros. Estas espumas também são uma fonte nada higiênica de água doméstica.

Fatos

A poluição das águas é um problema sério atualmente. Muitas das substâncias depositadas na água são tóxicas. Microorganismos causadores de doenças como bactérias e vírus são responsáveis pela maioria das doenças transmitidas pela água em humanos e animais. Além dos sérios riscos à saúde causados por estes produtos, seus elementos (como o chumbo) podem elevar a acidez da água, o que pode causar diversos problemas para uma pessoa saudável. Por isso, deve ser feito o uso de detergentes biodegradáveis e mais amigáveis para a natureza.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível