Saúde

Pomo de Adão anormal

Escrito por david mcguffin | Traduzido por maria cristina marques
Pomo de Adão anormal

O pomo de Adão abriga a laringe, que também é conhecida como caixa de voz

musculos del cuello image by caironbohemio from Fotolia.com

Um pomo de Adão anormal pode significar várias coisas. Se estiver muito grande ou inchado de modo incomum, pode ser uma característica de curto ou longo prazo de uma variedade de condições, da puberdade ao câncer. Algumas pessoas podem confundir um pomo de Adão doloroso, ou a sensação de ter um nódulo na garganta, com inflamação da tireóide. Os homens que nascem com pomos de Adão maiores do que os outros costumam ter certas qualidades e características em suas vozes. Saber as mudanças que ocorrem na puberdade e durante algumas doenças, bem como durante outras condições como o câncer, podem ajudar a identificar o que está causando a anomalia.

Outras pessoas estão lendo

Tireoide

A tireoide inflamada pode afetar a sensação no pomo de Adão ao ser tocado. Aquela sensação de nódulo na garganta que algumas pessoas sentem quando adoecem pode causar desconforto ao engolir, ou dar a ilusão de que o pomo de Adão está machucado. Entretanto, ele está conectado à glândula tireoide, que é a fonte da dor. Tireoides são responsáveis pela produção de hormônios e células do sistema imunológico que ajudam o corpo a lutar contra infecções. O inchaço da tireoide costuma significar que o corpo está lutando contra alguma doença.

Pomos de Adão anormalmente grandes

Como homens com pomo de Adão anormalmente grande costumam também ter uma caixa de voz maior, suas vozes são mais profundas do que as dos homens com pomo e caixa de voz menor. Ter o pomo grande significa ter mais espaço na caixa de voz para que as cordas vocais e a laringe se estiquem. Quando as cordas vocais vibram, há um afastamento mais profundo associado com as ondas sonoras provenientes das cordas vocais. Portanto, acredita-se que homens com pomos de Adão grandes, e, portanto, caixas de voz também maiores, tenham potencial para serem melhores cantores e vocalistas.

Segundo pomo de Adão

Algumas pessoas descrevem que um dos sintomas dos primeiros estágios de câncer da tireoide é a aparição de um segundo pomo de Adão. O câncer de tireoide ocorre quatro vezes mais em mulheres do que em homens, e mata aproximadamente 1400 americanos por ano. No começo, o nódulo, que constitui o tal "segundo pomo" não apresenta dor e se move para cima e para baixo ao engolir, como o pomo de Adão verdadeiro. Outros sintomas podem incluir tosse com sangue, dificuldade para engolir alimentos sólidos, rouquidão, tosse persistente, e dor que se irradia para a mandíbula e orelha.

Puberdade

O pomo de Adão costuma começar a se desenvolver e se ressaltar durante estágios mais tardios da puberdade para garotos adolescentes. Para alguns, ele pode crescer mais rápido do que outras partes do corpo, o que faz com que pareça ser maior do que o normal. Contudo, conforme a puberdade prossegue, outros desenvolvimentos auxiliam o corpo a alcançar esse crescimento, e o pomo de Adão passa a ser proporcional ao tamanho do pescoço e do resto do corpo. Quando a voz de garotos adolescentes falha, é porque o pomo e a caixa de voz estão em período de crescimento.

Lendas de origens

O pomo de Adão recebeu esse nome devido a história do Jardim do Éden. De acordo com essa crença, Adão, o primeiro homem, comeu um pedaço de fruta, supostamente uma maçã, da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Esse pedaço ficou preso em sua garganta.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media