on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma ponte levadiça com palitos de picolé

Atualizado em 17 abril, 2017

Pontes de palitos de picolé são parte das aulas de física por todo o mundo, com competições para determinar qual design é capaz de suportar a maior quantidade de peso. Essas pontes obtêm sua força não só a partir da rigidez do palito, mas também de uma série de triângulos que sustentam a estrutura. A mecânica por trás da construção dessas pontes vem a calhar, mesmo quando se trata apenas de uma ponte levadiça feita por palitos de picolé, para diversão.

Instruções

Uma ponte levadiça pode ser feita com muitos palitos de picolé e barbante (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Comece a construir a base da ponte colocando três palitos na mesa, longe de você, com aproximadamente 10 cm de distância. Coloque outros três palitos atrás dos primeiros.

    Loading...
  2. Conecte os palitos de fora com os de dentro, colocando cola em ambas as extremidades dos palitos extras, fixando-os através dos espaços, formando triângulos. Isso criará uma forte ligação entre todos os palitos.

  3. Crie várias camadas na base, da mesma forma, até que esta fique firme e rígida.

  4. Construa uma cópia da sua base, usando o mesmo método de antes, até que as duas partes estejam praticamente idênticas. Isso irá criar o outro lado da base, onde a ponte irá se conectar.

  5. Cole e conecte as duas metades da base, junto com palitos ao longo das bordas externas. Caso esteja construindo uma ponte para cobrir uma determinada extensão, meça esse comprimento e utilize palitos suficientes para garantir que esse espaço corresponda à distância entre as duas partes da base.

  6. Cole vários palitos verticalmente, pelo lado de fora de uma das metades da base, para criar os lados do portão. Prenda mais palitos, perpendicularmente a estes, para criar o topo do portão.

  7. Cole dois palitos, um em cima do outro, e então cole-os na parte superior da base, por baixo do portão. Isso será o batente atrás da ponte.

  8. Construa uma esteira alinhando vários palitos, próximos uns aos outros e conectando-os com palitos inclinados, novamente fazendo triângulos, colando-os juntos. Isso irá formar a ponte real, então, garanta que é tão longa quanto o espaço entre as duas metades da base.

  9. Coloque a ponte na base e empurre a parte de trás dela contra o batente debaixo do portão.

  10. Meça e corte dois pedaços de barbante, muitos centímetros maiores que a distância entre o fim da ponte e o topo do portão. Amarre um ponta de cada barbante nos cantos externos da ponte e a outra ao topo do portão. Agora, quando puxar os barbantes, a ponte irá subir e o batente irá impedir que ela deslize para trás. Você pode deixá-la encostada no portão, até o momento de baixá-la.

Loading...

O que você precisa

  • Palitos de picolé
  • Rolo de barbante
  • Cola

Referências

Loading ...
Loading ...