on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Qual o tipo de ponte mais resistente para um projeto de ciência?

Atualizado em 17 abril, 2017

No mundo real, os diferentes tipos de pontes são escolhidos com base em como elas serão usadas e no tipo de materiais disponíveis. Por exemplo, as pontes modernas são muito diferentes das pontes construídas durante a época renascentista. Existem vários projetos de pontes para escolher, mas poucos são capazes de serem reproduzidos por crianças em uma aula de ciência.

Uma ponte de suspensão é um dos tipos mais eficazes e fáceis de construir em uma sala de aula (Bridge image by Abhirup Basu from Fotolia.com)

Ponte treliçada

Uma ponte treliçada é feita de materiais de construção retos e conectados em ângulos que adicionam peso ou pressão, fazendo com que as junções e conexões comprimam e empurrem umas contra as outras. Este tipo de ponte é particularmente resistente porque tem um sistema dinâmico de peso-rolamento. A pressão nas junções é diminuída quando o peso diminui. Se as conexões ou junções são feitas corretamente (ou seja, são colocadas nos ângulos certos) a ponte aguenta muito mais peso do que se fosse ligada por materiais de sobreposição. Essas pontes são facilmente construídas com palitos de picolé para projetos de ciência.

Loading...

Ponte de suspesão

Uma ponte de suspensão é feita de dois pedaços de corda que são colocados paralelos um ao outro e anexados de lados opostos de um apoio (ou pedaço de madeira para um projeto de ciência). Pranchas ou superfícies grandes de materiais fortes o suficiente para andarem por cima ou aguentar o peso são então fixadas nas duas cordas paralelas. Essa é uma ponte fácil de fazer, e sua força depende da qualidade dos materiais utilizados. Usar fio de cabeamento, em vez de corda de cânhamo, fará uma ponte mais forte. Esse é um modelo fácil de replicar em sala de aula ou em casa.

Ponte em arco

Uma ponte em arco é uma ponte plana com um arco por baixo como a principal forma de apoio. Ela é similar na aparência a muitas pontes de pedra mais antigas, já que esse era um bom método para construir uma ponte usando peças de materiais menores. Esta é uma ponte fácil de construir usando pedras pequenas e pode ser muito resistente. Sua força depende da qualidade dos materiais e o quão bem ela é construída.

Ponte de viga

Uma ponte de viga é o projeto mais simples que existe. É apenas uma única viga que se estende por uma distância entre dois pontos fixos. Ao contrário de uma ponte treliçada, a de viga não tem materiais que se conectam em ângulos para absorver o peso que é colocado sobre ela. Ela se baseia na força dos materiais disponíveis e na distância que precisa ter. Quanto maior a distância, mais resistente o material deve ser. Este não é um projeto de ponte tão resistente quanto os outros tipos, mas é o mais fácil de realizar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...