Como fazer o ponto canutilho

Escrito por emily jean taylor | Traduzido por milena legroski
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer o ponto canutilho
Use o ponto canutilho para adicionar complexidade ao seu projeto (Knitting image by Maria Vtyurina from Fotolia.com)

Bem-vindo ao mundo do tricô. Um cachecol é um bom primeiro projeto para ensiná-lo o famoso ponto canutilho que, uma vez aperfeiçoado, permitirá que mergulhe as agulhas em um novo mundo de receitas de tricô.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Meada de fio
  • Agulhas de tricô
  • Tesoura
  • Agulha de crochê (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Prepare-se

  1. 1

    Escolha um fio. Se esse for o seu primeiro projeto de tricô, fique longe dos muito felpudos. Eles podem parecer divertidos, mas esse tipo de fio pode ser desafiador, mesmo para quem possui experiência. Ao invés deles, procure por um fio de médio porte, para que os pontos fiquem visíveis. O tipo de fio importa menos do que o peso e a visibilidade dos pontos; fique com os fios menos caros, como de acrílico, ao invés de lã ou caxemira. Não precisa gastar todo o seu dinheiro no primeiro projeto.

  2. 2

    Escolha as agulhas. Na etiqueta de cada meada, haverá informações sobre o tamanho recomendado de agulhas para trabalhar com o fio. Esse é um ótimo recurso normalmente esquecido por pessoas apressadas. Procure por um quadrado pequeno, que geralmente inclui uma amostra de fio. Embaixo dele você encontrará o melhor tamanho de agulha de tricô e crochê para trabalhar com o fio. Os tamanhos estarão listados nos tamanhos padrão de 1 a 10, em milímetros.

  3. 3

    Reúna os materiais. Assim que tiver o fio e as agulhas, certifique-se de que a tesoura esteja ao alcance e também a agulha de crochê, se quiser. Você está pronto para começar.

    Comece o cachecol

  1. 1

    Comece os pontos. O primeiro passo é colocar o número certo de pontos em uma das agulhas. O número de pontos determinará o quão largo o cachecol será. Dependendo do peso do fio, um cachecol típico tem de 15 a 20 pontos, mas sinta-se livre para experimentar com cachecóis maiores ou menores.

    Para colocar os pontos na agulha, faça um pequeno laço ao redor do seu dedo indicador, enrolando o fio ao redor do laço uma ou duas vezes. Em seguida, coloque o laço ao redor de uma das agulhas. Continue fazendo laços e colocando-as nas agulhas até que atinja o número de pontos que você deseja.

  2. 2

    Comece a tricotar. O ponto canutilho é oposto ao ponto tricô, então, se feito corretamente, você vai basicamente tricotar de trás para frente. Segure as duas agulhas firmemente nas mãos, com os pontos por fazer na mão esquerda (a não ser que seja canhoto, então poderá inverter). Puxe o fio que ainda está na meada ao lado do corpo. Traga a agulha vazia por baixo do fio. Coloque a ponta da agulha vazia pelo primeiro ponto por fazer, mas ao invés de ir para cima e por baixo do ponto, como você faz com um ponto tricô, deixe as agulhas na sua frente e puxe para baixo e por baixo do ponto. Pegue o fio que está conectado à meada e enrole em sentido horário na agulha vazia. Finalmente, passe a agulha pelo ponto original e lentamente puxe o ponto da outra agulha. Parabéns pelo seu primeiro ponto.

  3. 3

    Continue o modelo. Faça todos os pontos até que os pontos por fazer tenham todos passado para a outra agulha. Quanto mais você fizer, mais fácil se tornará -- tricotar é sempre mais fácil depois que você tiver algumas fileiras nas agulhas. Continue até atingir o tamanho desejado para o cachecol. Uma boa dica de tamanho para cachecóis é fazê-lo longo o suficiente para que ele possa ser enrolado uma vez ao redor do seu pescoço e ainda ter pontas que alcancem a cintura.

    Como fazer o ponto canutilho
    Como o seu projeto parecerá quando estiver pela metade (knitting image by Joanna Redesiuk from Fotolia.com)
  4. 4

    Feche o cachecol. Quando tiver atingindo o tamanho desejado, é hora de tirar os pontos da agulha e terminar o cachecol. Faça dois pontos, como você esteve fazendo até agora. Em seguida, com a outra agulha, puxe o primeiro ponto que você fez na carreira com cuidado para o segundo ponto fora da agulha, deixando apenas um ponto faltando na agulha da mão direita (esquerda, se você for canhoto). Continue fechando os pontos até que tenha apenas um ponto faltando. Quando retirar esse ponto da agulha, faça um nó com ele e com o fio restante. Então corte o fio a alguns centímetros do novo cachecol.

  5. 5

    Trance as pontas. Pegue o fio restante e coloque entre os pontos do final até que o fim desapareça. O jeito mais fácil de fazer isso é usando uma agulha de crochê para pegar o fio e puxá-lo, mas você pode conseguir o mesmo resultado com uma pinça ou unhas compridas. Então tudo o que falta fazer é colocar o cachecol e admirar seu trabalho.

    Como fazer o ponto canutilho
    Um belo cachecol feito à mão, pronto para usar (smiling man with the scarf image by Denis Babenko from Fotolia.com)

Dicas & Advertências

  • Como o ponto canutilho é oposto ao ponto tricô, seu cachecol vai acabar com o mesmo desenho que um cachecol tricotado teria. Cachecóis com diferentes desenhos usam tanto o ponto tricô quanto o ponto canutilho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível