×
Loading ...

Como fazer o ponto chuleado na costura

Atualizado em 17 abril, 2017

O ponto chuleado é um ponto básico para costurar à mão que é invisível quando feito do lado do avesso do tecido e decorativo quando feito do lado direito. Esse ponto geralmente é utilizado como uma alternativa para a máquina de costura para dar acabamento em bainhas e costuras. O chuleado é uma técnica de ponto simples na qual a agulha penetra o tecido por baixo e sai por cima, repetindo em cada ponto dado. Os pontos feitos ficarão em cima da costura.

Instruções

O ponto chuleado é um ponto manual básico (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Coloque os dois pedaços de tecido que deseja unir deixando os lados direitos ou os avessos frente à frente. Se tiver com os lados direito frente a frente, criará um ponto invisível; se os avessos estiverem frente a frente, criará um ponto decorativo.

    Loading...
  2. Enfie a linha na agulha e prenda-a na borda direita do primeiro pedaço de tecido, utilizando qualquer método que preferir. Uma técnica comum é amarrar as pontas da linha juntas em um nó, em seguida, costurar com a agulha através do tecido e puxar a linha até o nó encontrar-se com ela.

  3. Insira a agulha no segundo pedaço de tecido e puxe o fio apertando-o.

  4. Traga a agulha novamente para o primeiro pedaço de tecido ao passar a linha por cima da costura.

  5. Insira a agulha através de ambos os pedaços de tecido, ao lado e aproximadamente 1,5 mm acima de onde foi inserida pela primeira vez. Seu segundo ponto entrará no primeiro pedaço de tecido ao lado do primeiro ponto, com a linha enrolando acima da costura com cada ponto.

  6. Repita os passos 4 e 5 até que termine a carreira, "enrolando" a linha, a cada ponto, por cima da parte superior da costura.

  7. Amarre a linha no final da carreira, inserindo a agulha de volta debaixo do ponto chuleado anterior e puxando a linha quase até o final. Quando você tiver apenas um pequena volta da linha sobrando, insira a agulha através do centro dessa volta e puxe-a firmemente para criar um nó. Corte, utilizando uma tesoura afiada, qualquer linha restante após o nó.

Loading...

Dicas

  • Esconda a sobra da linha entre os pontos ao alinhá-la ao longo da costura e fazendo os pontos sobre ela.

O que você precisa

  • Agulha de costura
  • Linha
  • Tesoura

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...