on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer ponto escondido em aplique costurado à mão

O aplique costurado à mão exige costurar uma peça decorativa de tecido em um pedaço de tecido de fundo. É difícil até mesmo costurar os pontos visíveis em itens com aplique; para obter uma aparência profissional precisará de pontos escondidos. O tipo de ponto é chamado de ponto invisível. Quem faz colchas de retalhos e costureiras estão familiarizados com esse ponto, pois ele é uma ferramenta importante no trabalho de aplique manual. O ponto é fácil de ser aprendido e o resultado refinado valerá a pena o tempo que levará para dominá-lo.

Instruções

Pontos visíveis deixam um projeto bonito de aplique com aparência amadora (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Enfie a ponta de um único pedaço de linha na agulha e dê um nó na outra ponta.

    Loading...
  2. Corte a peça de aplique com uma margem de costura de 6 mm. Antes de costurar, dobre a margem de costura por baixo e, utilizando o ferro de passar roupas, passe-a deixando lisa, para que as bordas sem acabamento não fiquem expostas.

  3. Empurre a agulha para cima, por baixo da peça de fundo de tecido para perfurar a borda dobrada da peça de aplique. A linha não deverá ficar visível na parte de cima do aplique.

  4. Traga a agulha pela borda dobrada e puxe a linha o quanto conseguir. Coloque a agulha no tecido de fundo, justamente do outro lado do ponto novo, e perfure o tecido passando pelo lado de baixo.

  5. Costure toda a volta ao redor do aplique, fazendo pontos com 1 mm de distância entre eles. Mantenha os pontos minúsculos e inspecione o seu trabalho conforme for costurando. Se você fizer um ponto visível, corte-o antes de ir muito longe.

  6. Empurre a agulha para trás do tecido de fundo quando estiver terminado e dê um nó na linha.

Loading...

Dicas

  • Alfinete o aplique no tecido de fundo antes de costurá-lo no lugar. Se estiver utilizando mais de um aplique, alfinete-os no tecido para ter certeza de que gostará da colocação. Se a peça do aplique for curva, prenda a margem de costura antes de passá-la. Isso ajudará a passar o ferro de passar roupas na margem de costura sem saliências e bojos.

O que você precisa

  • Agulhas tamanho 10 ou 11
  • Linha q combine com a peça de aplique
  • Tesoura
  • Peça de aplique de tecido
  • Ferro de passar roupa
  • Tecido para o fundo
  • Alfinetes

Referências

Loading ...
Loading ...