on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Qual é o ponto de intersecção dos eixos x e y em um sistema de coordenadas?

Atualizado em 05 junho, 2017

Os eixos x e y são parte de um sistema cartesiano de coordenadas, também chamado de sistema coordenado retangular. As coordenadas neste sistema são localizadas pela distância das linhas perpendiculares (os eixos x e y) que se intersectam. Cada linha, figura e ponto em geometria coordenada pode ser desenhado em um plano de coordenada usando o sistema cartesiano de coordenadas.

O sistema coordenado cartesiano permite que equações algébricas descrevam as formas gemétricas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Origem do sistema coordenado cartesiano

René Descartes, um filósofo e matemático francês, inventou o sistema coordenado cartesiano. Em 1637 ele publicou o livro, "Discourse on the Method of Reasoning Well and Seeking Truth in the Sciences", que incluía a parte chamada "La Géometrie", ou Geometria. Nesta seção, Descartes descreveu, pela primeira vez, o sistema de coordenada e o emparelhamento da geometria e da álgebra.

Loading...

Como o sistema de coordenadas funciona

O sistema coordenado cartesiano compreende duas linhas numeradas, uma horizontal e uma vertical. A linha horizontal é chamada de eixo x e a vertical de eixo y. Esses eixos se intersectam para formar quatro quadrantes. Por causa dos eixos x e y serem perpendiculares um ao outro, ele se intersectam somente uma vez, no lugar chamado de origem. As coordenadas são medidas por um determinado período que equivale a distância da origem.

Como descrever a intersecção dos eixos x e y

As coordenadas são escrita como (x,y), onde x representa o valor no eixo x (horizontal) e y representa o valor do eixo y (horizontal). O lugar onde os eixos x e y se encontram é um valor nulo para os dois. Por causa dos eixos x e y se interceptarem no zero, a coordenada do ponto de intersecção é descrita como (0,0).

Como descrever outras coordenadas

Um ponto localizado no quadrante I, no canto superior direito, tem um valor positivo para x e y, por exemplo (1,1). Um ponto localizado no quadrante II, no canto superior esquerdo, tem um valor de x negativo e de y positivo, por exemplo (-1,1). Um ponto no quadrante III, no canto inferior esquerdo, tem x e y negativos, por exemplo (-1,-1). Um ponto no quadrante IV, no canto inferior direito, tem um valor de x positivo e de y negativo, por exemplo (1,-1).

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...