Saúde

O que são os pontos escuros nos olhos do seu cachorro?

Escrito por karen lac | Traduzido por felipe vargas
O que são os pontos escuros nos olhos do seu cachorro?

Manchas pretas nos olhos do seu cachorro devem ser examinadas por um oftalmologista veterinário

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Os pontos pretos nos olhos do seu cachorro podem ser normais e não prejudiciais, podem causar problemas ao longo do tempo ou ser um sinal de uma doença como o câncer. Existem algumas coisas a serem observadas que podem ajudar a determinar se você precisa levar seu cachorro imediatamente ao veterinário especializado em oftalmologia ou se poderá esperar pela próxima consulta de rotina. Até tumores benignos podem precisar de remoção se estiverem causando dor ou perda de visão.

Outras pessoas estão lendo

Olhos saudáveis

Os olhos saudáveis de um cão devem ser brilhosos, sem inflamações ou inchaços. Lágrimas e muco são comuns se forem claros e em pouca quantidade. Às vezes é normal ver a terceira membrana dos olhos do seu cachorro, uma membrana clara no canto interior dos olhos, que sobe para cobrir os olhos do animal quando ele dorme. A parte branca dos olhos não deve ter nenhuma cor, especialmente amarelo.

Pigmentação normal

Alguma pigmentação nos olhos é normal. Existem várias coisas a serem observadas para saber se as manchas são normais. Se o seu cachorro sempre teve manchas pretas nos olhos, isso provavelmente é um traço genético. A pigmentação normal fica restrita à iris, a parte colorida dos olhos que cerca a pupila. Se as manchas são recentes, mudaram de tamanho, lugar ou formato e se possuem bordas indefinidas, elas podem ser indicativos de doenças que exigem cuidados emergenciais de um médico veterinário especializado em oftalmologia. A avaliação clínica também deve ser feita imediatamente por esse profissional se o seu cão exibir outros sintomas irregulares ou parecer estar sentindo dor. Mesmo que a pigmentação seja normal, ter a avaliação de um médico veterinário especializado na área é sempre a melhor opção para o seu cão.

Melanoma ou melanocitoma

Em alguns casos, a pigmentação nos olhos do cão pode ser indicativo dos primeiros estágios de um melanoma ou melanocitoma. Melanócitos são células que produzem um pigmento chamado melanina. Eles são encontrados em várias partes pigmentadas do cachorro, incluindo os olhos. Às vezes, os melanócitos se desenvolvem de forma anormal e causam tumores que podem ser benignos (que não se espalham) ou malignos (que se espalham). Tumores benignos são clinicamente chamados de melanocitoma enquanto os malignos são chamados de melanoma, melanoma maligno ou melanocarcinoma. A maior parte dos tumores começa na iris e são benignos. Enquanto os melanocitomas não causa danos por si só, ele pode causar dor ao obstruir a visão do cão. Melanomas são raros, e somente um veterinário oftalmologista pode diagnosticar seu cão de forma correta.

Cisto iriano

Os pontos pretos nos olhos também podem ser cistos irianos. Eles são pequenos cistos cheios de fluído e são mais comuns em Boston Terriers, Golden Retriviers e Labrador Retriviers. Alguns cistos são unidos com a íris ou com a pele atrás dela. Outros são móveis em vez de fixos em um ponto. Os cistos irianos móveis sempre vão se mover para a parte inferior dos olhos do seu cão. Esses cistos não causam problemas à saúde e a intervenção de um médico veterinário só é necessária se o cisto começar a bloquear a visão do cão. Cistos fixos devem ser analisados imediatamente por um oftalmologista veterinário, pois podem ser sintomas de um melanoma.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media