Pontos fortes e fracos em entrevistas

Escrito por robert russell | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pontos fortes e fracos em entrevistas
É importante criar uma conexão com o entrevistador durante a entrevista (la rencontre image by Yves Damin from Fotolia.com)

Os entrevistadores usam a entrevista para questionar, observar e tirar conclusões sobre os potenciais funcionários. O processo da entrevista pode ser relativamente curto - entre cinco e dez minutos - ou pode ser mais longo. Parte do processo envolve perguntar aos candidatos sobre seus pontos fortes e fracos. É essencial responder honestamente, com inteligência e de modo articulado, para convencer o entrevistador de que você é a pessoa certa para o trabalho.

Outras pessoas estão lendo

Honestidade

Em um dado momento de uma entrevista de emprego, todos os candidatos deverão comentar seus respectivos pontos fortes e fracos. O papel do entrevistador é determinar se o candidato será uma boa aquisição para a empresa. Um potencial funcionário pode ter bons conhecimentos técnicos, mas não ter outros pontos que fariam dele um funcionário produtivo e feliz. Por outro lado, esse candidato pode ter características de personalidade que sejam interessantes ao emprego, porém, pode não ter o histórico necessário para esse emprego.

Pontos fortes

A preparação é o segredo para ter sucesso em qualquer entrevista. As habilidades de se comunicar bem e se expressar de modo conciso e articulado são as mais importantes para se demonstrar em uma entrevista. Prepare-se para ela refletindo sobre seus pontos fortes e anotando-os em um papel. Isso lhe ajudará a organizar seus pensamentos. Divida seus pontos fortes em três categorias: habilidades técnicas, competências sociais e habilidades pessoais. As habilidades técnicas incluem seus treinamentos e escolaridade. As competências sociais são adquiridas em experiências anteriores e podem incluir questões como resolução de problemas, gerenciamento de conflitos, trabalho em equipe e outras experiências. Habilidades pessoais se referem a talentos inatos, temperamento, hábitos de trabalho etc. Os entrevistadores procuram por potenciais funcionários que tenham a expertise necessária para o trabalho e que terão um bom relacionamento com outros funcionários. O ponto forte mais importante a ser citado em uma entrevista é a boa comunicação. Prepare-se bem. Ao falar sobre seus pontos fortes, você deve tomar cuidado para não ultrapassar a linha tênue que existe entre passar autoconfiança e se passar por egocêntrico.

Pontos fracos

Os entrevistadores também perguntarão sobre as fraquezas do candidato. Essa é uma oportunidade de você mostrar que é capaz de admitir erros e que deseja melhorar. Seja honesto e verdadeiro sobre suas fraquezas e não dê respostas clichês vazias e sem sentido. Ao falar sobre suas fraquezas, você demonstra sua habilidade de pensar e ser autocrítico, qualidades que são essenciais para melhorias e crescimento. As fraquezas podem incluir procrastinação, ser muito crítico ou não ter paciência com os demais. Sempre termine a frase com algo positivo, mostrando o que você está fazendo para melhorar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível