Mais
×

Pontos negativos da legalização de drogas

Atualizado em 17 abril, 2017

A legalização de drogas é uma questão que continua levantando debates e não mostra sinais de estar caminhando para uma resolução. Experts e o público em geral estão preocupados com o crescimento da disponibilidade e os preços baixos, que resultam em um número maior de usuários de drogas. Quanto mais as pessoas experimentam drogas, mais têm chances de se tornarem viciadas.

Os efeitos negativos das drogas na saúde de um viciado são bastante conhecidos (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Encorajando a automedicação

Se a maconha ou a heroína fossem legalizadas e estivessem disponíveis facilmente, algumas pessoas as usariam ao invés de ir a um médico ou farmacêutico. Elas se tornariam dependentes e eventualmente viciadas em drogas. A agência antidrogas dos EUA confirma que 75% dos usuários regulares de drogas se tornam viciados.

O custo real

O uso de drogas não afeta apenas o usuário, mas a sociedade como um todo. Legalizando as drogas, a sociedade veria um aumento no uso por pessoas que atualmente usam drogas ilegais e por pessoas que querem experimentá-las, pois seria legal. O número de mortos não é a única coisa que tende a aumentar após a legalização, mas muito mais vítimas de abuso e violência podem ter que enfrentar uma vida de recuperação física e emocional.

Experimentação por crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes estão sempre expostos a membros da família consumindo drogas legais como álcool e tabaco. A legalização de drogas como a maconha, cocaína, metanfetamina e heroína traria apenas mais uma tentação a eles. Se legalizadas, o preço das drogas atualmente ilegais seria menor, fazendo com que elas fossem mais acessíveis para adolescentes.

Aumento nas ocorrências de abuso e crime

Crimes são cometidos para pagar por drogas, e são frequentemente violentos. Se as drogas se tornarem mais disponíveis, é possível que haja um aumento nas agressões causadas por elas. Vários casos de abuso físico e sexual são atribuídos ao uso de drogas pelo agressor. Fazer com que as drogas sejam legais não muda seus efeitos nas pessoas ou o comportamento que causam.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article