O que os pontos pretos na visão indicam?

Escrito por amy yang | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que os pontos pretos na visão indicam?
A maioria das pessoas verá pontos pretos em algum momento de suas vidas (eye image by Pali A from Fotolia.com)

Ver pontos pretos ocasionalmente é muito normal. Muitas pessoas passam por isso durante a vida. Às vezes, no entanto, isto pode ser um sinal de uma doença potencialmente perigosa. Quando você vê um uma porção desses pontos pretos, isto pode indicar que a sua retina está a ponto de se separar da parte de trás do seu olho. Se você vê muitos pontos pretos, deve procurar um médico imediatamente.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Os pontos pretos que você vê são chamados de moscas volantes. De acordo com o Instituto Nacional do Olho dos Estados Unidos, as moscas volantes podem se parecer com pontos, fios ou linhas onduladas. Os pontos movem-se de um lado para o outro lentamente se você parar de mover os seus olhos. Se você tentar focar neles, eles movem-se rapidamente para fora do campo de visão. Você consegue vê-los mais facilmente se olhar para algo que seja completamente branco ou para o céu.

Descolamento de retina

Um descolamento de retina é quando qualquer parte da retina descola-se da parte de trás do olho. Com qualquer grau de descolamento, você passará a ver pontos pretos ao lado de flashes de luz. Isto é considerando uma emergência, podendo levar a cegueira se não for tratado, ou ao enfraquecimento da vista por toda a vida. Ao aparecerem estes sintomas o tratamento deve ser iniciado dentro de dois ou três dias.

Causas

As moscas volantes, ou pontos pretos, são um simples sinal de envelhecimento. As pequenas manchas são sombras emitidas pelas fibras do vítreo, a composição gelatinosa que mantém o seu olho redondo. O vítreo encolhe com o tempo, tornando-se fibroso. Essas fibras começam a emitir sombras que você vê em forma de pontos pretos. No início, estes pontos podem ser muito aparentes, mas eles tendem a se assentar abaixo da sua linha de visão. A maioria das pessoas os ignoram.

Embora para muitas pessoas isto seja uma ocorrência natural, para outras isto pode ser um sinal de infecção, hemorragia, inflamação, ferimento ou lágrimas retinais. Se você começar a ver muitas dessas moscas volantes, consulte um oftalmologista.

Tratamento

Se os pontos pretos que você vê forem tão densos a ponto de afetar a sua visão, uma vitrectomia pode ser feita para remover o vítreo e substituí-lo por uma solução salina. Esta cirurgia é arriscada, podendo levar a complicações tais como o descolamento de retina e a catarata. Ela é indicada apenas caso os pontos pretos impeçam que a pessoa veja com clareza. Se as moscas volantes forem apenas resultado do envelhecimento, então nenhum tratamento é necessário ou recomendado.

Cuidado

De acordo com a Associação Americana de Diabetes, é possível diminuir as suas chances de ter problemas oculares checando os seus níveis de glicose, mantendo a sua pressão sanguínea dentro da taxa, parar de fumar e passar por um exame de vista anualmente. Se você começar a ver muitos pontos pretos e, possivelmente flashes de luz, procure um médico assim que puder.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível