Pontos vermelhos causados pelo aumento do fígado

Escrito por jenn foreacre | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O aumento do fígado, uma condição conhecida como hepatomegalia, pode ser causado por uma série de fatores, já que esse órgão está envolvido em muitas funções corporais, e geralmente indica uma doença hepática. Em muitos casos, você pode não saber que possui um fígado aumentado até que um médico descubra-o durante um exame ou teste. Em outros casos, pontos vermelhos, conhecidos como angiomas, podem aparecer no seu corpo, e eles irão dar dicas de que alguma coisa está errada.

Outras pessoas estão lendo

Angiomas

Um angioma é um crescimento benigno na pele que é formado por vasos sanguíneos pequenos e irradiantes. Os angiomas podem variar em tamanho e aparecem em qualquer lugar do corpo, embora os locais acometidos mais comuns sejam as nádegas, braços e pernas. A maioria dos angiomas aparecem por causas desconhecidas, mas um grande número deles podem indicar dano hepático. Embora os angiomas em si não sejam perigosos, eles podem indicar um problema subjacente que requeira atenção médica.

Tratamento para angiomas

Angiomas geralmente não precisam de tratamento, a menos que eles estejam sangrando ou causando desconforto e dor. Eles podem ser tratados com nitrogênio líquido ou terapia à laser. O nitrogênio líquido é um gás gelado que é aplicado diretamente aos angiomas que precisam de remoção, ao passo que a terapia à laser usa um feixe de luz concentrada para encolher e destruir o crescimento excessivo de células epiteliais e vasos sanguíneos que originaram os angiomas. Ambos os tipos de tratamento podem causar algum desconforto na área afetada, mas oferecem um bom resultado estético. Os angiomas, às vezes, podem voltar após o tratamento, particularmente se o problema subjacente que os estão causando não for resolvido.

Outros sintomas do aumento do fígado

Sintomas do aumento do fígado incluem icterícia, uma doença que causa o amarelamento da pele, devido ao excesso de bilirrubina na circulação sanguínea, bem como dor, desconforto e uma sensação de enchimento ao redor do fígado e no abdômen. Devido ao fato do aumento do fígado geralmente indicar doença hepática, você também pode ter sintomas adicionais, como urina escurecida, fezes pálidas, sangramento fácil, aumento do baço ou vesícula biliar, fluido na cavidade abdominal ou pressão arterial anormalmente alta na veia que bombeia sangue para o fígado.

Causas do aumento do fígado

O abuso do álcool é uma causa comum do aumento do fígado. Doença do fígado gorduroso, câncer hepático, hepatite, leucemia e outras desordens sanguíneas também podem aumentar o tamanho desse órgão. A mononucleose é uma infecção que também pode causar esse aumento, ao passo que a hemocromatose, uma doença que resulta na absorção e armazenamento excessivos de ferro, também pode ter esse efeito sobre o fígado e, em alguns casos, até mesmo causar danos hepáticos.

Precauções

Se você detectar angiomas no seu corpo, entre em contato com seu médico. Os angiomas são crescimentos benignos, mas eles podem indicar um aumento hepático ou outra doença subjacente que requeira atenção médica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível