Por que a pontuação é importante para expressar ideias?

Escrito por annette strauch | Traduzido por amanda nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que a pontuação é importante para expressar ideias?
A pontuação ajuda os leitores a entenderem a palavra escrita (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A pontuação é para a escrita o que a entoação, ritmo, pausas, ênfase, entonação, gesticulação da mão, expressões faciais e outra linguagem corporal são para a fala. A pontuação expressa e esclarece a palavra escrita. Sem ela, uma página ia conter uma linha contínua de palavras para o leitor decifrar. As regras para o uso de pontuação têm evoluído ao longo do tempo e varia entre várias culturas, mas seu propósito é sempre melhorar a comunicação escrita.

Outras pessoas estão lendo

Sinaliza o fim de uma frase completa

O ponto final, a interrogação e o ponto de exclamação alertam o leitor para o fim de uma frase completa. Cada um muda o significado da sentença: um ponto final conclui uma afirmação, uma interrogação permite que o leitor saiba que uma pergunta está sendo feita e um ponto de exclamação expressa um pensamento com emoção. Sem uma pontuação apropriada, você não tem como saber quais palavras permanecem juntas para formar um pensamento completo.

Identifica as palavras exatas dos outros

Aspas identificam as palavras exatas de uma pessoa. As aspas aparecem imediatamente antes e ao término das palavras exatas ou pensamentos de outra pessoa. Essa pontuação não deixa espaço para erro em termos de quem disse o que e o que foi dito. Uma palavra incorreta pode mudar o significado inteiro de uma frase.

Substitui letras e palavras ausentes

O apóstrofo está presente em letras ausentes em contrações, ou palavras que são encurtadas na escrita informal. Eles tomam o lugar da palavra ausente "de" quando indica posse, como em "garrafa d'água". No inglês, usa-se o apóstrofo para indicar que algo ou uma pessoa pertence à algo ou alguém, escrevendo "Sarah's cat" usa-se menos palavras e é uma sentença mais simples que "the cat of Sarah" ou "the cat belonging to Sarah". Todas essa frases indicam que "o gato pertence a Sarah".

Separa palavras e frases em uma lista

Vírgulas usadas entre itens ou frases em uma lista são chamadas de vírgulas em série. Elas ajudam o leitor a entender a relação entre os itens, tal como na lista "milho, feijões e tomates". A omissão ou inclusão da vírgula seguida da palavra "feijões" é uma questão de debate entre escritores. Alguns preferem usar a vírgula, mudando a pontuação para "milho, feijões, e tomates". Ponto e vírgulas separam itens em uma lista de componentes ou frases que já contêm vírgulas, como "grande, vagão vermelho; do tamanho de um galão, sacolas de plástico reutilizáveis; e pulverizada, tinta verde têmpera".

Quebra a informação em unidades de leitura agradável

A pontuação separa a informação introdutória, como em "Se você quer permanecer livre de dor, deve exercitar-se todo dia". A vírgula também separa a informação não essencial do resto da sentença, como em "Cláudia convidou seu tio, que mora em São Paulo, para sua festa de formatura". Pode ligar duas ideias relacionadas, tal como o uso do ponto e vírgula em "Alguns escritores usam a vírgula em série; outras a omitem". Os dois pontos direcionam a atenção do leitor para o que se segue ou identificam informação adicional, como em "Ela foi deixada com apenas um curso de ação: ignorar seu medo de alturas e resgatar a criança".

Identifica palavras abreviadas e esclarece números

Certas palavras são conhecidas por sua abreviação, como Dr., Sr., Srª. ou V. Ex.ª. Usando um ponto final que identifica a forma abreviada. A pontuação também facilita a escrita de datas, como em 22/10/93 ou 22.10.93. Também esclarece números como R$1.635 ou R$16,35; aqui, o que a diferença entre uma vírgula e um ponto faz.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível