A porta do banheiro não tranca

Escrito por janet beal | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A porta do banheiro não tranca
As portas de banheiro devem trancar corretamente para garantir a privacidade (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Filmes e seriados de TV algumas vezes fazem piadas com personagens sendo flagrados enquanto usam o banheiro ou ficando presos do lado de dentro, sem conseguir destravar a porta. Na vida real, o mal funcionamento da porta de um banheiro não é tão engraçado. A tranca não pode falhar por muitos motivos. Aprenda a descobrir o que está errado e como consertar.

Outras pessoas estão lendo

Confira as dobradiças e a maçaneta

Uma porta de banheiro ou outra porta interior pode falhar no trancamento por não estar fechando completamente ou uniformemente. Verifique as dobradiças para ter certeza de que estão devidamente parafusadas, tanto na porta quanto no batente. A repetição dos movimentos de abrir e fechar pode afrouxar os parafusos. Aperte melhor com uma chave de fenda e tente fechar novamente. O abre-e-fecha da porta também pode afrouxar a maçaneta, fazendo com que o ferrolho funcione apenas parcialmente. Aperte a maçaneta dos dois lados da porta.

Lidando com uma porta inchada

O trancamento se torna impossível quando a porta não pode ser completamente fechada. Se as dobradiças estão firmes, o principal culpado deve ser a umidade, especialmente em portas de banheiro. Procure por áreas da pintura que indiquem umidade e permitam que o vapor inche a madeira da porta. Se a porta fecha normalmente durante o inverno, suspeite do clima. Deixar o forno ligado resseca o ar da casa. Janelas abertas durante o outono, a primavera e o verão podem deixar muita umidade entrar no ambiente. A má ventilação do banheiro produz efeito semelhante em cerca de um ano. Procure por extremidades pegajosas, areia, ou tente tornar a porta plana novamente, e tente fechá-la. Pinte superfícies desprotegidas.

Consertando uma porta que encolheu

Muitas vezes a porta não tranca porque o ferrolho e a régua de embate não se alcançam. Assim, a porta não irá trancar porque as partes da fechadura não encaixam. Normalmente isto ocorre por conta da idade da porta e da secura do ar, resultando na retração da madeira. Remova a régua de embate e reconstitua o batente abaixo dela. Posicione pequenos pedaços de madeira, normalmente chamados de calços, atrás das partes superior e inferior da régua de embate, deixando o buraco para o trinco aberto. Trazendo a régua de embate para mais perto do resto da fechadura, você possibilita que o trinco volte a funcionar.

Mexendo na casa

Especialmente em casas antigas, o trinco e a régua de embate da fechadura podem ter se deslocado com o passar do tempo. A forma mais fácil de solucionar este problema é reposicionar a régua ou o batente. Aumente o buraco ou realinhe a régua de embate criando um novo furo no batente. Alargue o buraco da régua com uma lima. Combinando este procedimento com o tampamento dos vãos anteriores, é possível realinhar as duas peças.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível