O que é uma porta D-Sub?

Escrito por peter syslo | Traduzido por thiago andre scarani
O que é uma porta D-Sub?

As impressoras mais antigas se conectam ao computador através de uma porta D-Sub de 25 pinos

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

As portas D-Sub são usadas para conectar dispositivos externos a um computador. São um método de conexão mais antigo, mas alguns computadores modernos ainda as usam. Essas portas estão sendo substituídas gradualmente por métodos de conexão mais eficientes, como USB e FireWire.

Outras pessoas estão lendo

Portas de computador

Uma porta é um ponto de conexão elétrico da parte externa de um gabinete de computador. As portas conectam os dispositivos diretamente à placa-mãe, que é a placa principal do computador. Alguns dos dispositivos mais comuns que se conectam ao computador através de portas são o monitor, o mouse, o teclado e a impressora. Algumas portas conectam um tipo específico de dispositivo, como a VGA, que é usada apenas pelo monitor. Outras, como as portas USB, são portas genéricas, que podem ser usadas para se conectar vários tipos de dispositivos, como câmeras, joysticks e celulares.

Conectores D-Sub

O termo D-Sub significa "D-Subminiature", ou conector subminiatura em D. Esses conectores foram criados na década de 1950, e ainda são usados nos computadores modernos. Possuem o formato de uma letra D na horizontal, sendo que um dos lados é ligeiramente maior que o outro. Devido ao formato, há apenas um jeito de conectá-lo. Todos os conectores deste tipo possuem um escudo metálico que cerca duas ou mais fileiras de pinos (macho) ou buracos (fêmea). O número de pinos ou buracos dos conectores D-Sub varia entre nove e 100.

Vantagens e desvantagens

Uma das vantagens das portas D-Sub é que possuem buracos com rosca de ambos os lados, que prendem os parafusos dos cabos D-Sub machos. Desta forma, a conexão é sólida e confiável. Outra vantagem é que as portas multi-pinos permitem que sejam ligados fios para diversos propósitos e de várias formas, e os conectores são muito baratos. As desvantagens é que as portas são largas e não possuem fios ou linhas de força. As portas D-Sub possuem linhas de dados e de comunicação, mas um dispositivo conectado a ela precisa de uma fonte de alimentação separada. As portas USB substituíram muitas das portas D-Sub por serem muito menores, possuírem cabeamento padronizado e linhas de energia, para alimentar os dispositivos conectados a elas.

Portas D-Sub comuns

Dois tipos de portas D-Sub ainda são usadas. A primeira é a porta VGA, ou de monitor. É um conector fêmea D-Sub que possui uma superfície plana e quinze buracos, divididos em três linhas. A segunda é a porta serial de nove pinos, ou DE-9. É um conector fêmea D-Sub que possui nove buracos divididos em duas linhas. Ela se chama "serial" porque os dados são transferidos e recebidos um "pedaço" por vez, ao longo de duas linhas. Essa porta é uma porta genérica, e é o tipo de porta que foi, em grande parte, substituída pela porta USB.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media