O que é uma porta LAN RJ45 Gigabit?

Escrito por stephen byron cooper Google | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma porta LAN RJ45 Gigabit?
Padrões Ethernet mais novos e rápidos são chamados "Gigabit" (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Os soquetes em computadores e dispositivos de rede são conhecidos como "portas". Uma porta de rede é também chamada de porta LAN (Local Area Network; Rede local, em português) que é um termo do mercado para rede privada. O conjunto principal de padrões para as propriedades físicas de LANs é chamado de Ethernet. As recomendações do Ethernet evoluem com o tempo e cada nova adição cria redes mais rápidas e eficientes. A última série de padrões Ethernet cobre redes que transferem dados a mais de um bilhão de bits por segundo. Isso é uma LAN gigabit. RJ45 é um nome comum para a ligação do cabo de rede ao computador.

Outras pessoas estão lendo

RJ45

O conector RJ45 é a forma de conector mais comum projetada para uso em redes atualmente. Os computadores com adaptadores de redes embutidos sempre têm uma porta RJ45. O nome não é completamente correto, pois é um código atribuído a um tipo de tomada para telefone pela "US Federal Communication Commission" (Comissão de comunicação federal dos EUA). O "RJ" na sigla significa "Registered Jack" (tomada registrada) e todos os conectores de telefone aprovados para uso nos Estados Unidos têm um código RJ. O conector RJ45 verdadeiro tem oito pinos e dois contatos. Em aplicações Ethernet, o conector tem oito pinos e oito contatos. Como a designação RJ refere-se ao plano de cabeamento e não ao design do conector, o conector Ethernet não é um RJ45. Contudo, ele se parece exatamente com um deles, portanto, todos o chamam de RJ45.

Porta LAN

As portas LAN são também conhecidas como portas Ethernet, portas de rede, tomadas RJ45, soquete de rede ou placa de rede. O soquete se parece com o de telefone, sendo apenas um pouco mais largo. Dentro do soquete, oito tiras de meta se conectam com as tiras correspondentes do conector. Quando o conector é inserido na porta, é travado no lugar por uma peça de plástico. Isso mantém a conexão, já que as tiras de metal do conector e do soquete ficam em contato. A porta LAN conecta-se diretamente ao adaptador de rede do computador e é a conexão entre eles, através de um cabo, que forma uma rede.

Ethernet

Os padrões Ethernet têm sido publicados como padrões abertos (grátis para todos) desde 1983. A autoridade de controle é o "Institute of Electrical and electronics Engineers" (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos). Todos os padrões Ethernet são publicados sob o código 802.3, seguido de uma ou duas letras para indicar a sequência. Cada recomendação forma uma descrição dos requerimentos de hardware que o comitê 802.3 investigou como melhores tecnologias de interconexão para melhorar a performance da rede. Os padrões recomendam diferentes tipos de cabos para cada nível de performance. A forma mais comum de cabo em uso hoje para redes Ethernet é o cabo de par trançado, que é ligado por conectores do estilo RJ45.

Gigabit Ethernet

As recomendações Ethernet para redes Gigabit incluem quatro tipos de cabo: cabo de par axial, cabo de par trançado ou cabo de fibras ópticas, de modo único ou múltiplo. Desses quatro tipos, apenas o cabo de par trançado usa o conector do estilo RJ45 e pode conectar-se à porta LAN RJ45 de um computador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível