×
Loading ...

Como fazer um porta-joias de madeira

Os porta-joias podem ser usados para guardar não apenas joias, mas outros objetos valiosos ou colecionáveis como moedas, selos e relíquias de família. Muitos porta-joias comprados em lojas são caros, principalmente se forem de madeira feitos à mão. Com alguns materiais e um pouco de trabalho manual, você pode fazer o seu próprio porta-joias de madeira.

Instruções

Faça o seu próprio porta-joias de madeira (jewelry box image by drx from Fotolia.com)

    Construindo um porta-joias de madeira único

  1. Decida que tipo de madeira você quer usar para construir seu porta-joias. Madeiras duras, como mogno, carvalho, bordo e cedro, tornarão a caixa resistente e durável.

    Loading...
  2. Corte a madeira em seis pedaços – quatro lados, um fundo e um topo. Os pedaços utilizados para os lados frontal e traseiro devem medir de 30 cm a 45 cm de comprimento e de 5 cm a 7,5 cm de largura. Os pedaços laterais devem ter 23 cm de comprimento e de 5 cm a 7,5 cm de largura.

  3. Pregue todos os quatro lados juntos pelos cantos. Certifique-se de que cada prego entre diretamente no pedaço de madeira adjacente e não fique para fora no lado interno ou externo da caixa.

  4. Meça o diâmetro da sua caixa. Corte um pedaço de madeira com essas medidas e pregue-o no lugar. Esse será o fundo do seu porta-joias. Corte outro pedaço do mesmo tamanho. Essa será a tampa da caixa.

  5. Corte um pedaço de tecido de veludo do tamanho do fundo da caixa. Passe cola ao redor do perímetro do fundo e pressione o veludo. Deixe secar por 30 minutos.

  6. Lixe e remova qualquer ponta afiada que existir na madeira. Está na hora de tingir o seu porta-joias se desejar. Coloque-o em cima de um jornal ou alguma outra cobertura que proteja o chão. Utilize o seu pincel para dar pelo menos duas demãos de tinta ou verniz ao porta-joias. Isso ajuda a protegê-lo contra o desgaste natural. Deixe secar por pelo menos um dia.

  7. Prenda as dobradiças à parte traseira e ao topo do seu porta-joias. Posicione corretamente para que a caixa se abra sem problemas e aproveite o seu novo porta-joias de madeira feito à mão. Existem diversos tipos de dobradiças no mercado, e lojas de construção oferecerão várias opções.

Loading...

O que você precisa

  • Madeira
  • Corante para madeira
  • Duas dobradiças
  • Tecido de veludo adesivado
  • Puxadores de gaveta
  • Martelo
  • Pregos de 3 mm
  • Fita métrica
  • Serrote

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...