Lazer e cultura

Como fazer um portão de correr

Escrito por ed english | Traduzido por fabrício basílio o. de souza
Como fazer um portão de correr

Aprenda a fazer portões de correr.

Gate. Entrance. Ancient closed gate image by L. Shat from Fotolia.com

Um portão de correr pode ser manual ou automático, de madeira ou de metal, grande ou pequeno. Este artigo descreve como fazer um portão de correr simples, de madeira e operado manualmente medindo 1,2 metros de altura e 1,8 metros de comprimento. O equipamento do portão é constituído por duas rodas em V com os parafusos de montagem, um percurso de rolamento, dois rolamentos de orientação e um freio para o portão. Um portão totalmente automático exigiria uma alimentação elétrica (ou com fio ou movido a energia solar), uma configuração do equipamento mais complexa e uma instalação.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Madeira compensada
  • Madeira de 5 cm por 10 cm
  • Serra circular
  • Serra de esquadria
  • Régua com um ângulo reto
  • Equipamento para o portão de correr (rodas em V e trilho)
  • Fita métrica
  • Lápis para fazer marcações
  • Pintura exterior de qualidade ou mancha
  • Cola de madeira
  • Parafusos de carro de aço inoxidável, porcas e arruelas (de 0,95 cm).
  • Broca
  • Madeira variada e brocas de metal

Lista completaMinimizar

Instruções

    Como fazer um portão de correr

  1. 1

    Use uma fita métrica, lápis e serra circular para marcar e cortar um pedaço de madeira compensada de 1,14 metros de altura e 1,75 metros de comprimento. Isso permitirá que a madeira compensada encaixe na estrutura dos pés de madeira de 1,12 por 1,82 metros.

  2. 2

    Use uma serra circular para definir uma profundidade de corte raso (4,5 centímetros) para cortar uma ranhura para as bordas das placas de duas por quatro polegadas. Faça os entalhes da mesma largura que a espessura da madeira compensada (se você usa madeira de 1,25 centímetros, faça um entalhe largo de 1,25 centímetros de largura). Centralize o entalhe nas bordas. Passe várias vezes com a serra para remover toda a madeira dos entalhes. Estes entalhes irão manter a madeira compensada no quadro.

  3. 3

    Use a fita métrica, o carpenter square (ferramenta usada para fazer um ângulo reto, ou seja, de 90 graus) e lápis para marcar e cortar os quatro pedaços de placas entalhadas com ângulos de 45 graus em cada extremidade do quadro. As peças superiores e inferiores terão 1,8 metros de comprimento no ponto mais longo dos ângulos; as peças laterais terão 1,2 metros de comprimento, no ponto mais longo. Marque os ângulos de modo que o comprimento mais curto esteja do lado com o entalhe que você cortou anteriormente. Use a serra circular para cortar os ângulos de 45 graus para garantir cortes precisos.

  4. 4

    Deslize as placas com entalhes para cada lado da madeira compensada, de modo que os ângulos de 45 graus cortados se encaixem nos cantos. Quando estiver satisfeito com o ajuste, retire as placas, coloque a cola de madeira nas bordas da madeira compensada e deslize as placas de volta para o lugar.

  5. 5

    Faça furos de 1 centímetro a cerca de 30 centímetros separado em torno do interior da armação, de modo que os parafusos passem através da armação e dos entalhes da madeira compensada. As cabeças dos parafusos desenharão na madeira; coloque arruelas debaixo das porcas para evitar que as porcas afundem na madeira quando forem apertadas.

  6. 6

    Cubra o portão completamente com uma pintura ou mancha exterior e deixe secar. Aplique pelo menos duas camadas. A barreira contra a umidade é necessária para proteger a madeira do apodrecimento. É mais fácil pintar o portão antes da montagem do equipamento deslizante.

  7. 7

    Anexe as rodas em V de 10 centímetros de diâmetro para a parte inferior da armação do portão. Faça um furo em cada roda em V de 0,3 centímetros de cada extremidade da porta, e 2,5 centímetros do fundo, que irá deixar 2,5 centímetros de compensação na parte inferior da porta. Ajuste a localização do furo para cima ou para baixo para ajustar o valor da compensação, mas deixe pelo menos 2,5 centímetros de espaço acima ou abaixo dos buracos para evitar que a madeira rache.

  8. 8

    Posicione a porta na abertura da porta para determinar a posição final das rodas. Monte um percurso de rolamento de 3,6 metros em forma de V sob as rodas em V, 1,8 metros na frente da abertura do portão e os outros 1,8 metros ao longo da cerca ou muro onde o portão irá correr. Use parafusos de concreto para instalar a pista para pisos de alvenaria (você pode precisar derramar rodapés de concreto para instalações ao ar livre para fixar a o percurso no chão).

  9. 9

    Instale os dois roletes de guia ao longo da abertura de vedação da porta para guiar a parte superior do portão que corre aberta ou fechada. Coloque um perto da abertura e o outro até cerca da metade da pista onde o portão aberto vai descansar. Os roletes ajudarão a manter a porta na posição vertical e irão ajudá-lo a se mover em linha reta enquanto ele está sendo aberto ou fechado. Instale roletes adicionais, conforme necessário (como em zonas onde há muitos ventos).

  10. 10

    Anexe o freio do portão na parede ou no muro de aproximadamente 1,8 metros do final da porta fechada. O freio é projetado para capturar e deter o portão quando ele estiver aberto. Você pode fazer um freio simples dos pedaços de 2 por 4 que sobraram do quadro, mas com uma mola, os freios funcionarão melhor.

Dicas & Advertências

  • Ajuste o tamanho e a colocação do equipamento para combinar portões maiores ou menores.
  • Quanto mais grossa a madeira compensada for, mais pesado o portão será. As espessuras típicas de madeira compensada para este tipo de portão são de 2,5 centímetros e 2 centímetros.
  • A serra de mesa (ou sawbench) com a largura da lâmina de corte ajustável fará os entalhes nas placas de 2-por-4 muito mais facilmente e precisamente.
  • Este portão não é adequado para locais de ventos fortes, e é melhor perto ou em edifícios, tais como galpões ou celeiros.
  • Use sempre o equipamento de segurança adequado ao usar ferramentas.

Não deixe de ver

Referências

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media