Mais
×

Como fazer um portão deslizante para cães

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um portão deslizante permite que você acesse um cercado que também pode ser usado pelo seu cão: simplesmente deslize o portão para abrir e fechar. Faça um portão manual simples se quiser manter a instalação fácil. Considere algo mais complicado instalando um sensor se achar que o cão terá dificuldade para abrir o portão. O sensor recebe um sinal da coleira do animal e abre quando necessário.

Instruções

Ensine seu cachorro a abrir um portão deslizante (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Conduza uma prancha de madeira no chão contra o lado direito da cerca. Posicione-a a 15 centímetros de distância da borda da porta e à direita de encontro ao lado. Faça com que a prancha seja 60 cm mais alta do que a cerca, para poder movimentá-la 60 cm para o chão e ainda conseguir nivelá-la com a cerca.

  2. Meça a distância entre os dois lados da cerca em que você vai instalar o portão e adicione 30 cm para acomodá-lo adequadamente. Corte um pedaço de madeira compensada de 2,5 cm de espessura para essa medida.

  3. Meça a altura de cada cerca e deixe a prancha de madeira compensada 12 cm menor do que a cerca.

  4. Faça um furo circular de 12 cm do lado direito do portão de madeira compensada a 5 cm da extremidade e na metade de seu comprimento. Amarre uma corda em torno dos 5 cm de madeira entre o furo e a extremidade da prancha. Certifique-se de que o laço deixe 30 cm de corda pendurada livremente.

  5. Alinhe as extremidades superior e inferior de madeira compensada com uma pista de deslizamento de metal com rodas. Ela deve se estender de uma ponta da porta até a outra, com uma pequena roda do lado esquerdo para cada suporte.

  6. Faça um furo através da parte direita inferior da madeira compensada. Posicione a 2,5 cm do canto. Insira a ponta de parafuso das rodas giratórias bloqueáveis de 3,8 cm.

  7. Corte duas pranchas de madeira 7,5 cm mais longas do que a medida necessária para o portão. Coloque uma delas contra a parte inferior esquerda da cerca, do lado em que os cães andam, para que a extremidade se alinhe com a abertura do portão. Posicione a prancha com o lado mais largo paralelo ao chão. Insira parafusos ao lado da prancha e na cerca para fixar.

  8. Aparafuse a trilha deslizante na parte superior da prancha que está contra o lado da cerca. Ela deve ter pelo menos 2,5 cm de largura. Coloque a madeira na trilha com a roda ao lado.

  9. Fixe a segunda trilha, idêntica à primeira. Posicione a segunda prancha ao lado da trilha para baixo, ao lado da cerca. Instale a prancha aparafusando pelos lados e à cerca.

  10. Deslize o pedaço de madeira ao longo da abertura do portão. As rodas devem apoiar a parte direita dele enquanto a trilha guia e apoia a parte esquerda. A prancha da direta deve prevenir que o portão saia do trilho ao fechar.

  11. Amarre um cão à extremidade da corda pendurada (deixe-a mais longa se tiver um cão pequeno). Ensine-o a pegar o brinquedo com a boca e puxar o portão para abrir.

O que você precisa

  • Pranchas de madeira
  • Fita métrica
  • Madeira compensada
  • Broca
  • Corda
  • Suportes de metal
  • Parafusos
  • Rodas giratórias bloqueáveis
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article