×
Loading ...

Como fazer um porta-retratos de papel machê

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O papel machê é um material que pode ser utilizado para construir itens duráveis em quase qualquer forma utilizando objetos que, de outro modo, iriam para o lixo. Você pode até mesmo utilizar esse material conveniente para criar um porta-retratos, seja para uma foto pequena, seja para uma obra de arte maior. Seu produto final duradouro pode ter a forma, tamanho e cores que você desejar.

Instruções

Você pode utilizar o papel machê para fazer molduras para fotos ou obras de arte maiores (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Coloque a placa de vidro sobre o papelão em uma base para corte. Use a placa como molde para cortar dois retângulos de papelão de mesma forma e tamanho.

    Loading...
  2. Meça e desenhe um retângulo menor no centro de um dos pedaços de papelão, criando uma moldura; o tamanho dependerá de sua foto e preferências. Como regra geral, tire a média entre a largura e altura do retângulo e dê à moldura uma espessura igual a um quinto deste valor.

  3. Corte ou rasgue o jornal em tiras de aproximadamente 2,5 x 7,5 cm. Reduza seu tamanho conforme o necessário quando começar a embrulhar — não se trata de uma ciência exata.

  4. Mergulhe as tiras de papel na cola de trigo feita de farinha e água, remova o excesso e enrole-a imediatamente ao redor da moldura de papelão. Faça uma camada completa de cobertura e deixe secar durante um período de três a seis horas. Acrescente mais quatro, cinco ou seis camadas — agora, faça duas camadas por vez e deixe secar antes de acrescentar as próximas. Deixe a moldura inteira secar completamente antes da pintura.

  5. Pinte a moldura usando tinta acrílica. Para obter melhores resultados, mantenha a tinta com a consistência de um creme ou mais espessa: isso garantirá cores fortes e ajudará a tornar o produto final resistente à água. Espere secar.

  6. Aplique a cola de silicone à parte posterior da moldura. Coloque a placa de vidro no centro da moldura e deixe secar durante um período entre seis e 24 horas. Consulte as instruções do fabricante da cola.

  7. Aplique cola a três dos quatro lados na parte posterior da placa de vidro. Deixe a parte superior sem cola e aberta, para permitir que uma foto seja inserida ou removida da moldura. Coloque o segundo retângulo de papelão sobre a placa. Quando a cola estiver seca, insira a foto.

Loading...

O que você precisa

  • Papelão liso
  • Placa de vidro para porta-retratos
  • Cola de trigo
  • Jornais velhos
  • Tinta acrílica
  • Cola de silicone

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...