Mais
×

Como fazer um porta-trecos para viagem de carro com crianças

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As viagens de carro às vezes parecem intermináveis, tanto para crianças quanto para adultos. O que você pode fazer para torná-las mais agradáveis? Faça esse porta-trecos para carro que contém tudo que as crianças mais gostam ao alcance das mãos. A vantagem é que ele pode ser retirado facilmente e levado para restaurantes, acampamentos e parques.

Instruções

Ao alcance das mãos: o porta-trecos de carro das crianças (Nici Holt Cline)

    Porta-trecos de carro artesanal

  1. Meça o assento do carro. Use uma fita métrica para medir o lado ou a ponta do assento do carro (a profundidade do lado do assento que fica junto da janela lateral) e a largura da frente (onde você coloca as costas quando senta). Use essa fórmula para calcular quanto de cinto você comprará: (medida do lado x 2) + medida da frente + 10 cm. Para este projeto usamos exatamente um metro.

    Meça o assento do carro (Nici Holt Cline)
  2. Reúna os materiais. As grandes lojas de tecidos possuem panos acolchoados (dois panos com um acolchoamento no meio).

    Comece o projeto com os materiais cortados e prontos (Nici Holt Cline)
  3. Prenda o cinto. Corte um pedaço de 20 cm do cinto. Agora você tem dois pedaços dele. Coloque o tecido acolchoado com o desenho para fora, com o lado de 30 cm em cima e as peças do cinto de cada lado, a 5 cm do topo, com uma aba de 2,5 cm pendurada de cada lado e a costura do cinto no centro do tecido. Prenda o cinto no lugar usando um alfinete.

    Prenda o cinto no tecido acolchoado (Nici Holt Cline)
  4. Costure. Dobre o tecido ao meio com os lados curtos juntos. Mantenha o cinto preso dentro. Costure um lado curto de baixo para cima, de uma ponta a outra do lado comprido e de baixo a cima no lado curto, deixando uma abertura para virar.

    Dobre os lados juntos e costure (Nici Holt Cline)
  5. Vire. Remova os alfinetes e vire o lado do desenho para fora. Use um lápis ou um hashi para empurrar os cantos. Dobre a abertura e alfinete-a no lugar.

    Vire (Nici Holt Cline)
  6. Faça bolsos. Dobre outras duas peças de tecido ao meio, com os lados compridos juntos. Passe-as a ferro. Costure um lado curto de baixo para cima, de uma ponta a outra do lado comprido e de baixo a cima no lado curto, deixando uma abertura para virar. Vire e passe a ferro novamente. Dobre a abertura e passe mais uma vez.

    Faça bolsos (Nici Holt Cline)
  7. Pesponto. Dando uma margem para costura de 1 cm, faça um pesponto em volta do retângulo de pano acolchoado. Tome cuidado com a abertura que você alfinetou. Remova os alfinetes.

    Certifique-se de arrematar cada ponta (Nici Holt Cline)
  8. Alfinete os bolsos no lugar e costure. Coloque os bolsos no porta-trecos e alfinete-os nas laterais e no fundo. Deixe a parte de cima aberta para criar os bolsos. Costure e remova os alfinetes.

    Alfinete três lados de cada bolso no lugar (Nici Holt Cline)
  9. Passe a linha na parte "fêmea" da fivela de paraquedista através do pedaço menor de cinto. Dobre o cinto ao meio e costure as duas peças. Costure em volta do perímetro e faça um X no centro para garantir que o porta-trecos fique firme.

    Prenda o lado "fêmea" da fivela (Nici Holt Cline)
  10. Costure o lado "macho" da fivela de paraquedista na parte longa do cinto. Dobre a ponta do cinto por baixo e costure-a para impedir que desfie. Costure os divisores de bolsos. Certifique-se de medir quaisquer objetos que você pretende colocar no porta-trecos para ter certeza de que caberão. Coloque um bolso para lápis no centro para que ele possa dobrar facilmente.

    Acabamento (Nici Holt Cline)
  11. Instale. Coloque o porta-trecos no carro deslizando o cinto por cima do topo e fechando-o na posição adequada.

    Instale o porta-trecos (Nici Holt Cline)
  12. Encha-o e caia na estrada. Protetor labial, lápis, diário, livro, garrafa d'água, barra de cereais, conchas, elásticos para cabelo, óculos escuros, fones de ouvido, brinquedos... o céu é o limite!

    Tudo ao alcance das mãos (Nici Holt Cline)
  13. Leve-o com você. O porta-trecos é portátil e pode ser dobrado ao meio para ser facilmente transportado.

    Porta-trecos portátil (Nici Holt Cline)

O que você precisa

  • Tecido acolchoado de 50 cm x 30 cm (1 m dá para dois porta-trecos)
  • Pedaço de pano de 15 cm x 20 cm
  • Pedaço de pano 30 cm x 40 cm
  • 1 m de espuma de 2,5 cm de espessura (aproximadamente)
  • Fivela de paraquedas de 2,5 cm
  • Fita métrica
  • Lápis ou hashi
  • Linha
  • Tesoura
  • Ferro de passar
  • Máquina de costura
  • Alfinetes retos
  • Cortador rotativo (opcional)
  • Régua (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article