Como fazer um portfólio de culinária

Coloque apenas os seus melhores trabalhos, fotografados artisticamente em seu portfólio

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Ter um portfólio de trabalho é essencial para qualquer artista, inclusive aqueles que praticam a arte da culinária. Algumas escolas de gastronomia pedem aos estudantes para criar um portfólio durante o curso que inclua os materiais de currículo padrão, assim como fotos de projetos para apresentação em futuras entrevistas de emprego. Outros programas culinários convidam potenciais empregadores para ver os portfólios de culinária dos alunos online para dar água na boca, por assim dizer, para uma futura entrevista. Ao ter uma apresentação profissional fotográfica de suas conquistas, você aumenta as suas chances de conquistar o emprego dos sonhos.

Step 1

Selecione uma série de seus projetos culinários que são direcionados à vaga de trabalho que você está procurando. Para um portfólio profissional de culinária mais geral, mostre uma representação de todas as suas habilidades, incluindo tortas, biscoitos, pães artesanais, massa laminada, cremes, bolos e confecções com chocolate. Para uma vaga em uma padaria, coloque fotos de todas as suas especialidades com pães, ou, para uma loja de café da manhã, coloque fotos de bagels, croissants, muffins e doces. Garanta que cada modelo da fotografia esteja perfeitamente dourado, com um formato bonito e com uma aparência deliciosa, mesmo que você tenha que fazer retoques.

Step 2

Crie um visual equivalente do sabor, do aroma e do gosto de sua obra. Isso envolverá o uso criativo das luzes e das cores. Arrume as suas fotografias com a mesma precisão artística que você tem quando cozinha. Um morango, ou uma lasca de casca de limão, ou uma flor fresca pode melhorar o visual da foto e enfatizar o sabor doce e fresco do seu prato. Garanta que a iluminação de cada foto seja suficiente para eliminar quaisquer sombras que possam ofuscar a atração principal.

Step 3

Escolha apenas as fotos de alta qualidade e que parecem profissionais. Limite o número de fotos em seu portfólio em 20. Isso ajuda o seu potencial chefe a focar em qualidade e não em quantidade quando analisar seu trabalho. Mantenha algumas fotos em reserva caso ele peça para ver mais depois.

Step 4

Arrume suas fotografias dentro de um portfólio de artista profissional em uma ordem lógica. A sua apresentação deve ter continuidade e mostrar maestria na profissão que escolheu. Mostre o seu campo de trabalho como uma progressão, dos pratos mais simples aos mais complexos.

Step 5

Faça anotações no seu portfólio se você não for apresentá-lo pessoalmente. Uma simples descrição de uma linha de cada item, artisticamente compatível com o estilo do portfólio, é suficiente. Inclua uma foto sua de estúdio e um sumário de um parágrafo de seu trinamento profissional ao fim do livro.

eHow Brasil
×