on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

A arte de fazer poses no tapete vermelho

Muitas estrelas tem uma pose como marca registrada. A cantora Taylor Swift, mostrada aqui no Academy Awards of Country Music em 2011, adora a mão na cintura
Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Introdução

Se por um lado é sempre fascinante assistir a premiação do Oscar de melhor atriz, por outro, acompanhar a moda que circula no tapete vermelho é uma das partes mais divertidas da premiações. Nessas noites de festa, tanto as novas estrelas como as mais antigas desfilam no tapete vermelho, prontas para impressionar as revistas de moda e os fãs mundo afora. Tão importante quanto se arrumar e usar grifes disputadas, é posar com graça e elegância. Com a ajuda de Judi James, especialista em linguagem corporal e autor do livro "The Body Language Bible", fique sabendo quais são as melhores poses e o que elas significam.

Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Simpatia e casualidade

Para um ar mais relaxado, com aquele olhar que não transparece o nervosismo, as estrelas geralmente optam por encarar diretamente a câmera e fazer essa pose relaxada e natural. De toda forma, esta postura, vista aqui na atriz Angelina Jolie no Oscar de 2011, também revela um estado de espírito fêmea-alfa, segundo James. "Encarando a câmera dessa forma, Angelina demonstra um status de superioridade e confiança intelectual".

Eamonn McCormack/Getty Images Entertainment/Getty Images

Costas arqueadas

Trazendo um toque de drama para o tapete vermelho, as costas arqueadas criam uma impressão glamourosa e confiante. É exatamente isso que a sempre graciosa atriz Zoe Saldana está fazendo nesta foto, que foi tirada na Première de "Avatar" em 2009. "Este look arqueado é super retrô, copiado das modelos dos anos 50", explica James, ressaltando que tal pose é usada por aquelas que veem a si mesmas como "parte da realeza, com uma classe natural".

Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Mão na cintura

Dependendo do vestido, da expressão facial e até mesmo da abertura do ombro, essa pose super feminina pode variar de super sexy até menina comum. Todos conhecem a cantora country Taylor Swift como uma das queridinhas da América e esta pose, que a cantora usou em 2011 no tapete vermelho do Academy Country Music Awards, combina com ela perfeitamente. Mas James adverte que as estrelas devem ter cuidado: "Sem um belo sorriso para suavizar o visual, pode passar uma mensagem de impaciência com todo o processo do tapete vermelho". E ninguém gosta de uma atitude de diva!

Frazer Harrison/Getty Images Entertainment/Getty Images

Ostentando as costas

Já diz o ditado: se você tem, mostre. E quando as estrelas têm um vestido em que os detalhes das costas são de tirar o folego, elas querem mostrá-los, como a atriz de "Homeland" Claire Danes, mostrada aqui no Globo de Ouro de 2012. Esta pose não só valoriza o vestido, como o corpo das estrelas e também chama atenção para as qualidades da atriz. "É uma forma de ser sexy e mostrar sensualidade, sem apelar para a vulgaridade", diz James.

Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Perna dobrada

Essa pose é uma forma infalível de mostrar as curvas dos corpos exuberantes das atrizes. De acordo com James, esse estilo tradicional das misses mostra bem o desenho do corpo, as linhas e o design do vestido, além de garantir que a foto se destaque. Nesta foto da atriz Anne Hathaway, no Globo de Ouro de 2011, o angulo da câmera está distante e, por causa disso, ela passa uma impressão amigável e calorosa, ao invés de parar desafiadora ou agressiva, segundo James.

Kevork Djansezian/Getty Images Entertainment/Getty Images

Sobre o ombro

Para lançar um olhar tímido e comportado, muitas atrizes, como a estrela de "Black Swan" Mila Kunis, no Oscar de 2011, adoram fazer a pose sobre o ombro. Dá um ar despreocupado ficando de lado um pouco, mostrando os detalhes das costas dos vestidos. "Tudo é relacionado as paqueras do passado, que acentua o olhar, sugerindo um convite a ser seguido, algo que funciona muito bem para os fãs", comenta James.

Stephen Lovekin/Getty Images Entertainment/Getty Images

Pernas abertas

Quando as celebridades querem se afirmar como confiantes e fortes, parecendo como as proprietárias do lugar, elas fazem uma pose firme com as pernas fixas no chão, como a atriz Sandra Bullock nesta foto na première de "Tão forte e tão perto". Este look demonstra poder e até um pouco de virilidade. "Sinaliza uma abordagem que se aproxima muito do processo do tapete vermelho", diz James.

Andreas Rentz/Getty Images Entertainment/Getty Images

Pernas cruzadas

Enquanto algumas celebridades gostam de se mostrar com poses muito auto-confiantes, outras preferem poses mais suaves, optando frequentemente pelas pernas cruzadas. Embora as atrizes habituadas ao tapete vermelho não usem muito, as novatas, como as modelos ou a personalidade da TV Alexa Chung - aqui, posando no tapete vermelho do Festival de Cannes em 2011 - são regularmente vistas nesta pose tímida e fofa. "A assinatura da Alexa sugere que ela quer que gostem dela e tem medo de ser rejeitada, parecendo fofa", explica James. Alguns podem achar essa pose tímida, porém ela geralmente resulta em uma foto cheia de charme.

Frazer Harrison/Getty Images Entertainment/Getty Images

Poses engraçadas

Às vezes, as estrelas, assim como tantas outras mulheres, querem apenas se divertir! É nessa hora que elas preferem fazer poses engraçadas, como a atriz Piper Perabe nesta foto no Globo de Ouro de 2012. No entanto, quando a estrela está usando um vestido tão auto-afirmativo, a pose engraçada pode ser uma forma de desviar as criticas, de acordo com James. Porém, em alguns casos, uma pose divertida apenas mostra que Hollywood ainda não levou embora todo o humor das atrizes.

Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Olhando de lado

Todos sabem que as estrelas malham muito para ficar em forma para as premières de filmes, aparições na TV ou para os prêmios. Algumas vezes, elas não resistem a expor os resultados de todo seu trabalho duro. "Este tipo de pose é motivado pelo desejo de mostrar os meses de malhação e ginástica que resultaram na barriga chapada e nas costas retas", diz James. Quando se tem a aparência estonteante da atriz Emma Stone - mostrada aqui no Globo de Ouro de 2011 - quem pode culpá-la por ser um pouco vaidosa?