on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Posição adequada para instalar tomadas elétricas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Instalar tomadas elétricas é uma coisa importante a fazer em todos os cômodos de sua casa para que eletrodomésticos, lâmpadas e vários outros aparelhos eletrônicos possam ser conectados e não precisem de cabos de extensão longos que possam ser esteticamente feios e causar riscos de queda. Há posições adequadas e formas de instalar estas tomadas.

Tomada elétrica (electric outlet image by Albert Lozano from Fotolia.com)

Instalação de linha elétrica

O principal lugar que você pode facilmente instalar tomadas elétricas é fora das linhas principais que passam por cada cômodo, quando a casa é construída. A maioria dos cômodos terá apenas uma ou duas linhas elétricas que funcionam, geralmente pelo cômodo ou na maior parte dele. Estas tomadas devem ser instaladas fora destas linhas, inserindo os dois fios que atravessam as linhas principais até os receptáculos de saída nos lugares apropriados. Desligue o disjuntor de controle dessas linhas em um cômodo em particular na casa, instale as tomadas elétricas e ligue o disjuntor de volta para testá-las. Você pode instalar vários receptáculos (ou tomadas) nestas linhas.

Loading...

Fora do chão

É importante instalar novas tomadas elétricas na altura especificada dos códigos de construção, de modo que se o cômodo inundasse, ou se houvesse um ligeiro transbordamento, a água não seria capaz de infiltrar-se facilmente na tomada elétrica e causar um curto. Esta altura geralmente é de 30 a 40 cm do chão. Se há uma chance de algo assim acontecer, cubra as saídas com tampas de tomada, de modo que seja mais difícil para a água chegar lá e causar danos. O mesmo vale para bancadas onde a água pode ficar. Quanto mais espaço livre tiverem as tomadas elétricas melhor, apesar de não ser necessariamente o lugar mais conveniente para colocá-las. Tomadas em geral não deve ser colocadas muito próximas, a 60 cm, ao longo de uma parede.

Conveniência

Quanto mais tomadas elétricas você tiver, corretamente instaladas, em torno de um cômodo, melhor. Mais tomadas significa mais opções no arranjo de seus móveis, luzes, eletrônicos e eletrodomésticos. Qualquer parede mais longa que 2,4 m deve incluir, pelo menos, duas tomadas, espaçadas uniformemente umas das outras. Em cantos, uma ou duas tomadas geralmente são uma boa ideia, pois lâmpadas ou outras coisas que precisem de energia elétrica normalmente são instaladas nos cantos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...