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A posição correta dos eixos em um reboque, trailer ou carretinha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Trailers, reboques e carretinhas são muito úteis para cargas grandes, como motos e mobília, por exemplo. Contudo, o posicionamento dos eixos sobre o chassi do reboque é um fator relevante para a segurança do motorista e dos outros veículos ao longo da estrada.

A configuração correta dos eixos em um reboque, trailer ou carretinha é importante para a segurança nas estradas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Identificação

Existem dois tipos de configurações de eixos em reboques. A configuração de eixo isolado (mais conhecido como eixo simples) apresenta uma roda de cada lado do reboque. Já a configuração de eixo em tandem (mais conhecida como eixo duplo) possui dois eixos e apresenta duas rodas de cada lado do reboque, totalizando quatro rodas para distribuir melhor a carga.

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Funcionamento

A melhor maneira de determinar a configuração de eixos necessária para o uso pretendido é através do seguinte exemplo: um reboque com eixo simples de 3 m de comprimento terá 1,2 m do seu chassi atrás do eixo e 1,8 m adiante. Ou seja, o reboque terá a configuração ideal de 60% da carga posicionada na frente do eixo e 40% atrás. Para um reboque de eixo duplo, a distribuição dos 60% e 40% da carga determinará não onde ficarão os eixos, mas sim onde ficará o balanceiro. O balanceiro é uma peça oscilante posicionada de cada lado do chassi, entre os dois eixos, que tem como função equilibrar o movimento do reboque entre as suspensões dos eixos dianteiros e traseiro. As suspensões serão montadas de acordo com a posição do balanceiro e, finalmente, os eixos serão montados de acordo com o posicionamento das suspensões.

Considerações

As medidas do reboque não incluem o cabeçalho (estrutura triangular na parte da frente do reboque que faz a conexão com o engate do veículo). Somente a porção retangular é levada em consideração.

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Referências

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