O que é a posição de Trendelenburg invertida?

Escrito por natasha gilani | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é a posição de Trendelenburg invertida?
A posição de Trendelenburg invertida é uma posição cirúrgica comum (surgery image by Andrey Rakhmatullin from Fotolia.com)

A posição de Trendelenburg invertida, ou reversa, é uma posição cirúrgica comum, em que as extremidades inferiores são deixadas em um nível mais baixo do que a da cabeça e do pescoço. Ela é o oposto da posição de Trendelenburg, na qual a cabeça e o pescoço estão em um nível mais baixo do que as extremidades inferiores. A posição de Trendelenburg reversa é usada em vários procedimentos cirúrgicos e apresenta múltiplos benefícios, assim como alguns riscos.

Outras pessoas estão lendo

História

A posição de Trendelenburg reversa é uma variação da posição de Trendelenburg, que foi introduzida pelo cirurgião alemão Friedrich Trendelenburg. Ela foi usada pela primeira vez na década de 1860 para melhorar o acesso visual à pelve e abdome inferior durante cirurgias.

Posição de Trendelenburg reversa

O paciente é deitado em um mesa cirúrgica plana com a cabeça para cima e os pés para baixo. O paciente deve ser inclinado lentamente, para evitar mudanças bruscas na pressão sanguínea. Um apoio de pé fixo na base da mesa cirúrgica impede que o paciente deslize. O paciente é ainda preso com um lençol firmemente amarrado ao redor dos braços e pernas. Pacientes desnutridos e idosos podem necessitar de lençóis extras amarrados nos pés para protegê-los dos pontos de pressão. As pernas devem permanecer descruzadas para reduzir o risco de trombose e aliviar a pressão.

Considerações

A posição de Trendelenburg reversa não é uma posição natural, e complicações podem ocorrer. Os pacientes não devem ser deixados sem atenção enquanto na posição, pois eles estão sujeitos a deslizar para fora da mesa. A pressão excessiva pode causar quedas nos sinais vitais, como pressão sanguínea, temperatura, frequência cardíaca e pulso; portanto, os pacientes devem ser constantemente monitorados.

Efeitos

A posição de Trendelenburg reversa tem pequenos efeitos na respiração, mas compromete a circulação do sangue. Um volume considerável de sangue é desviado para as extremidades inferiores, diminuindo o débito cardíaco.

Usos

A posição de Trendelenburg reversa é usada para tratar embolismo aéreo venoso, melhorar a circulação da região cerebral, atingir um nível efetivo de anestesia epidural ou espinhal, prevenir broncoaspiração de vômitos e ingurgitar vasos do cérvix para colocação de cateteres venosos centrais. A posição é também usada para cirurgias de cabeça, pescoço e procedimentos ginecológicos, pois reduz o fluxo sanguíneo nestas áreas. Ela também facilita a respiração em pacientes com sobrepeso e obesos. Colocar um paciente com sobrepeso nessa posição alivia a pressão na cabeça devido ao peso excessivo do abdome em cirurgias oftalmológicas. A posição de Trendelenburg reversa é também utilizada para melhorar a exposição cirúrgica da próstata e em procedimentos do alto abdome minimamente invasivos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível