Mais
×

Como posicionar a alma de um contrabaixo

Atualizado em 17 abril, 2017

A alma é parte da estrutura interna de um contrabaixo. É uma haste de madeira que está entre a parede traseira e dianteira do instrumento. A alma contribui para proporcionar o tom e ressonância característicos do instrumento, e é mantida no lugar graças à tensão das cordas, mais do que por uma cola ou adesivo. Dessa forma, é possível fazer ajustes finos movendo a alma. Ela, normalmente, é mantida abaixo do pé do cavalete, ao lado da corda Sol. Mantê-la e ajustá-la em determinada posição é uma tarefa difícil que requer delicadeza, ferramentas adequadas e bastante paciência.

Instruções

Um contrabaixo é composto por aproximadamente 70 partes distintas (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
  1. Compre um kit de ajustes e manutenção da alma. Você pode encontrar um através da Internet ou em lojas especializadas em instrumentos acústicos. O kit deve incluir uma ferramenta de posicionamento e calibração da alma, uma ferramenta de manutenção, um espelho e uma marreta.

  2. Afrouxe as cordas do contrabaixo. Gire as cravelhas na voluta até que estejam bastante soltas. Este procedimento alivia a tensão no contrabaixo, tornando possível a instalação da alma.

  3. Insira o calibrador da alma através do topo do recorte em ƒ. Segure-o até que toque a parte traseira do contrabaixo. O calibrador deve estar na mesma posição quando a alma for instalada. Escreva a medida.

  4. Faça uma marca na alma em uma fração mais para lá do que a medida do calibrador. Corte a alma com a lima de corte.

  5. Conecte a ferramenta de posicionamento à alma. A ferramenta deve estar conectada a ela a um terço da distância do topo. Insira a alma através do recorte em ƒ e alinhe-o contra a parte traseira do instrumento, de 12 a 19 mm abaixo do pé do cavalete, no lado onde está a corda Sol.

  6. Insira um espelho através do recorte em ƒ oposto, e use o espelho para alinhar a alma. Empurre-a até estar ereta, permanecendo verticalmente entre as partes traseira e dianteira do contrabaixo.

  7. Aperte e afine as cordas à afinação de concerto. O contrabaixo comumente é afinado em Mi-Lá-Ré-Sol. Toque o contrabaixo, e ouça cuidadosamente a ressonância e tom do instrumento. A alma contribui significantemente ao timbre do contrabaixo.

  8. Afrouxe as cordas levemente. Insira a marreta no recorte em ƒ, e bata suavemente sobre a alma. Afine as cordas e ouça a diferença no tom. Continue o processo até estar satisfeito com o som que sai de seu contrabaixo.

O que você precisa

  • Kit de ajustes e manutenção da alma
  • Lima de corte
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article