×
Loading ...

Onde posicionar suas caixas de retorno para evitar microfonia?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Música ao vivo pode ser muito divertida tanto para a plateia como para os artistas. Porém, um problema de microfonia pode arruinar uma apresentação. A microfonia pode ser dolorosa de ouvir e, em casos extremos, pode até danificar a audição. Além de controlar os volumes, outra forma de manter o som sob controle é posicionar corretamente os retornos.

O roqueiro precisa garantir que suas caixas de retorno estejam posicionadas corretamente para evitar a microfonia (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

O que é a microfonia

A microfonia é um som contínuo que ocorre quando um microfone ligado ao um sistema de som capta o som da sua própria amplificação e depois amplifica esse som, causando um som descontrolado saindo dos alto-falantes. A não ser que você reduza o volume do microfone, ele captará sua própria microfonia e a amplificará novamente. Isso pode destruir um sistema de som sobrecarregado.

Loading...

Localização do retorno

As caixas de retorno, que são usadas para levar aos artistas o seu som ao vivo, geralmente devem estar posicionados em frente ao microfone do vocalista. Isso permite que o cantor posa ouvir bem o retorno e faz com que a caixa fique de costas para a plateia, e, o mais importante, o microfone está de costas para o retorno.

Posição do microfone

A maioria dos microfones vocais são feitos para receber o som diretamente em frente a eles e um pouco de cada lado, mas não vindo de trás. Portanto, direcionar um microfone diretamente oposto ao retorno geralmente é a melhor maneira de minimizar o risco de microfonia. Outros equipamentos do palco, como microfones de amplificadores, devem estar direcionados para longe dos retornos.

Microfones supercardioides

Apesar da maioria dos microfones vocais terem um padrão de captação que rejeita o som vindo de trás, os microfones supercardióides captam o som produzido diretamente atrás deles. Um exemplo é o Beta 58A da Shure, que é feito para não amplificar os sons gerados nas laterais. Se estiver trabalhando com um microfone direcional como esse, garanta que o retorno não esteja posicionado diretamente atrás dele. Vire a caixa levemente para um dos lados para que ela ainda esteja virada para o vocalista, mas não na linha de captação do microfone.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...