Posições e exercícios de ioga para aumentar a flexibilidade

Escrito por raphael garcia | Traduzido por marina pastore
Posições e exercícios de ioga para aumentar a flexibilidade

A ioga usa diversos alongamentos para fortalecer o corpo e ajudá-lo a ficar mais flexível

yoga image by Indigo Fish from Fotolia.com

A ioga é uma prática de exercícios derivada de disciplinas físicas e mentais que se originaram na Índia. Ela é a combinação de posições de respiração, meditação e alongamento, destinadas a beneficiar o corpo e a mente. Praticar ioga pode ajudar você a aumentar a flexibilidade do seu corpo para esportes ou necessidades do dia a dia. Com uma vasta gama de posições disponíveis, a ioga pode ajudar você a fortalecer e alongar várias áreas do corpo.

Outras pessoas estão lendo

Meia postura do alongamento intenso

A ardha uttanasana, ou meia postura do alongamento intenso, é uma posição de ioga utilizada para preparar e fazer a transição para outras posturas enquanto ajuda você a se alongar. Pressione as mãos no chão, ao lado dos seus pés. Use blocos de ioga se você não conseguir tocar o chão. À medida que você inalar, endireite os braços e levante o tronco para longe das coxas. Continue a empurrar com as mãos para elevar seu esterno para longe do chão. Olhe para frente sem levantar a cabeça. Este exercício ajuda a alongar o tronco e fortalecer seus músculos centrais. Dobre levemente os joelhos ou apoie as mãos em blocos para ioga se você ficar desconfortável ao completar esta posição.

Postura do golfinho

Comece sobre o tapete, apoiando-se nas mãos e nos joelhos. Seus joelhos devem estar diretamente sobre os quadris, e seus ombros, acima dos pulsos. Apoie os dedos dos pés no tapete e levante os joelhos, empurrando os quadris na direção do teto. Mantenha seus joelhos dobrados e os calcanhares para cima, mas abaixe os calcanhares devagar e endireite os joelhos para receber um alongamento completo. Pressione os antebraços no chão e estenda os ombros para obter um alongamento adicional. Continue a empurrar seu corpo para longe do tapete para intensificar o alongamento. Continue nesta posição por 30 segundos, respirando fundo e devagar. Este exercício ajuda a alongar a parte superior das costas, acrescentando força aos braços e pernas. Certifique-se de segurar a cabeça e não deixar que ela pressione o tapete com força demais.

Postura crescente

A postura crescente, ou anjaneyasana, é uma posição que se pratica em pé dentro da ioga. Esta postura alonga os músculos das coxas e virilha enquanto trabalha o centro do corpo, o pescoço, os ombros e o peito. Comece com seu pé direito ou esquerdo para frente – para este exemplo, comece com o pé direito para frente. Seu joelho deve estar posicionado diretamente sobre seu calcanhar. Abaixe seu joelho esquerdo até tocar o chão e mantenha o calcanhar direito no lugar. Vire a parte de cima do seu pé esquerdo para o chão e deslize-a para trás o máximo possível, até sentir um alongamento confortável nas pernas. Mantenha o tronco reto e levante os braços acima da cabeça. Empurre seu peito para fora e coloque os ombros para trás enquanto olha para frente. Respire nesta posição. Na próxima inspiração, retorne lentamente à posição de pé e faça a postura novamente do lado oposto. Para ajudar com seu equilíbrio, faça esta posição de frente para uma parede, com os dedos do seu pé da frente tocando a parede.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media