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Posições de ioga que ajudam a liberar gases

Atualizado em 18 julho, 2017

Todo mundo tem gases. A liberação dessa combinação de dióxido de carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e metano é perfeitamente normal. Ela acontece pelo menos 14 vezes ao dia. O gás pode ser formado ao ingerir ar quando se come ou bebe e também quando alimentos não digeridos que se misturam com bactérias (inofensivas) no intestino grosso. Os sintomas comuns incluem arrotos, flatulência, distensão e dor abdominal.

Algumas poses de ioga simples podem ajudar a aliviar o desconforto e manter bom funcionamento do sistema digestivo.

Movimentos de torção da ioga podem ajudar a aliviar o desconforto abdominal (Yoga image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com)

Thunderbolt

Execute este movimento para ajudar na digestão após as refeições. Ajoelhe-se no seu tapete com as pernas paralelas e sente-se em seus pés. Descanse as mãos em suas coxas. Contraia o seu umbigo em direção à coluna e alongue as laterais de seu corpo. Relaxe os ombros para trás e desça. Mantenha essa postura, inspire e expire por várias vezes.

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Postura do gato e vaca

Massageie seus órgãos abdominais de forma semelhante a dos gatos. Com as mãos sobre os joelhos, dobre os dedos e preste atenção na respiração. Expire, curve sua coluna para cima, abaixe a cabeça e olhe para trás em direção às pernas, como um gato. Inspire, alongue a coluna para a frente, levante as nádegas e olhe para a frente, como uma vaca. Repita, completando dez respirações.

Pose sentada com as costas eretas

Para tonificar os músculos abdominais e ajudar a digestão, sente-se com as costas eretas e com as pernas para fora, na sua frente. Coloque as mãos sobre os lado de seus quadris. Mantenhas os seus ossos da região glútea firmes e as palmas das mãos pressionadas nos quadris, levante seu abdômen e relaxe os ombros. Respire naturalmente e mantenha essa postura entre 30 segundos a um minuto.

Torção espinhal sentada

Para comprimir seus órgãos e fornecer a eles um sangue mais novo e oxigenado, execute o movimento a seguir. Com as pernas para fora na frente do seu corpo, dobre um joelho e coloque o pé reto no chão. Dobre o cotovelo do mesmo lado e posicione seu braço no interior da sua perna dobrada. Coloque a mão oposta no chão -- ou na lateral de seu quadril. Inspire e alongue, pressionando seu braço e perna um contra o outro. Expire e volte à perna oposta. Mantenha a posição por 30 segundos.

Repita com o outro lado.

Apanasana

Também chamada "liberação dos gases", faz exatamente o que seu nome sugere: libera gases para aliviar a dor causada por seu acúmulo. Deite de costas, relaxe e respire algumas vezes. Dobre o joelho direito e leve-o até o seu peito, segurando as canelas. Inspire, levante a cabeça do chão e tente chegar até o seu joelho. Mantenha a posição por 30 segundos, com plena consciência de sua respiração. Expire lentamente conforme você desce. Repita para o lado esquerdo.

Uma outra opção é levantar as duas pernas ao mesmo tempo.

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Referências

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