Posições do pavimento pélvico no ioga

Escrito por grace wathen | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
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Posições do pavimento pélvico no ioga
Fortaleça o seu pavimento pélvico com ioga (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

O pavimento pélvico, também conhecido como períneo, está localizado entre o ânus e as genitais. E é onde o chakra de origem está localizado, um centro de energia responsável pelo equilíbrio interior. Como em qualquer novo exercício, consulte primeiramente o seu médico.

Viparita karani

Viparita karani, ou postura com as pernas na parede, pode relaxar os músculos do pavimento pélvico. Quando sentado, encoste seu quadril em uma parede. Deslize o seu corpo até que as suas pernas fiquem recostadas na parede e e a parte superior do seu corpo fique encostado no chão. Aadil Palkhivala, diretor da Faculdade de Yoga Purna, recomenda a prática dessa postura por dez minutos, duas vezes ao dia, antes de iniciar a prática das posições de fortalecimento da região pélvica.

Setu Bandha Sarvangasana

A ponte, ou a setu bandha sarvangasana, executada com um bloco de ioga entre os joelhos pode ajudá-lo a fortalecer a região pélvica. Enquanto deitado, dobre seus joelhos e coloque o bloco entre eles. Ao expirar, aperte o bloco entre os joelhos e levante a sua pélvis do chão. Segure de 30 a 60 segundos. Repita o procedimento duas vezes.

Baddha konasana

Baddha konasana, ou postura angular entrelaçada, é executada de cabeça para baixo em um balanço pélvico, e retira o peso dos órgãos abdominais da região pélvica. Enquanto pendurado de cabeça para baixo em um balaço, dobre os joelhos e junte as solas dos pés. Para os iniciantes, o uso do balanço é melhor executado sob a supervisor de um professor experiente de ioga. Muitos estúdios de yoga Iyengar possuem esses balanços.

Mula bandha

Para fortalecer o pavimento pélvico, execute posturas de ioga enquanto faz o mula bandha. Ao inspirar, contraia os músculos ao redor do ânus e das genitais, puxando-os para dentro e para cima gentilmente. Relaxe ao expirar. Repita diversas vezes. Foque no períneo ao executar esse movimento.

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