É possível adicionar cor ao verniz de madeira?

Escrito por robyn murray | Traduzido por bianca amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
É possível adicionar cor ao verniz de madeira?
Madeira envernizada (Wood planks as background image by Lucy Cherniak from Fotolia.com)

Encontrar o verniz de madeira perfeito para o seu projeto pode ser complicado. Se você gostaria de escurecer as molduras de madeira em torno de suas portas de sala de estar para um marrom intenso, ou alegrar o seu mobiliário de madeira com um tom de bordo claro e fresco, combiná-las com precisão às vezes pode ser um trabalho de adivinhação. No entanto, para obter a cor que você quiser, você pode adicionar cor a uma verniz transparente ou pré-matizado, adicionando-a na mistura até alcançar o tom certo.

Outras pessoas estão lendo

Escolhendo o verniz de madeira certo

Escolha uma verniz de madeira que se adapte ao seu projeto. Para projetos ao ar livre, tais como retocar mobiliário ou renovar um pátio de madeira, escolha um verniz que possa resistir à exposição ao clima. O verniz para móveis externos produzirá um acabamento fosco, enquanto o verniz de madeira para interior deixará uma camada mais brilhante. Todos os vernizes de madeira devem estar claramente marcados para uso interno ou externo na embalagem.

Vernizes vêm em três variedades: gel, à base de água ou à base de óleo. Escolha a opção em gel para lâminas de madeira, pois produzem brilho sem penetrar na superfície muito profundamente. Escolha um a base de água para madeiras com com acabamento e bem condicionadas. Vernizes à base de água não produzem gases e são mais fáceis de manter, pois podem ser limpos com água e sabão. No entanto, não conseguem atingir o condicionamento profundo de produtos à base de óleo. Escolha um à base de óleo para a madeira seca ou rústica.

Adicionando pigmentos em verniz para madeira

Use tinturas de pigmento em vernizes à base de água ou de óleo. Como base, use uma verniz transparente ou pré-colorido. Apenas certifique-se de que o verniz pré-colorido também seja à base de pigmentos. Misture cuidadosamente para adicionar ou intensificar a cor.

Colorações baseadas em pigmentos não são fáceis de corrigir, por isso certifique-se de testar o verniz em um local discreto antes de aplicar em toda a superfície. Os pigmentos não penetram na madeira, mas se acomodam na superfície, então lixe a madeira antes de aplicar a cor.

Adicionando corante em verniz para madeira

Compre corantes para um processo de tingimento simples e fácil de gerenciar. Tintas à base de corantes são mais comumente encontradas na forma de pó, para serem dissolvidas em água e utilizadas com os vernizes de madeira à base de água. No entanto, corantes solúveis em óleo também estão disponíveis para uso com vernizes com essa base, portanto verifique a embalagem com cuidado para garantir que o produto é o adequado para o verniz.

Misture tons à base de corantes com verniz de madeira transparente ou pré-colorido, conforme aplicável. Ao utilizar corante solúvel em água, simplesmente limpe a superfície com água para corrigir a cor se for demasiado escura, e adicione mais pó à solução se o tom for muito claro. Corantes solúveis em óleo não são tão fáceis de corrigir, pois não podem ser lavados com água. No entanto, possuem longa duração e não vão desaparecer com o tempo.

Tintas à base de corante penetram na madeira e não exigem uma superfície polida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível