É possível aplicar textura por cima de uma parede pintada?

Escrito por julie hampton | Traduzido por david henrique pires ferraz
É possível aplicar textura por cima de uma parede pintada?
Estuque e outras formas de gesso podem ser aplicadas por cima da tinta (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Texturas ou estuque em gesso podem proporcionar a sua casa o charme das paredes estilo velho-mundo europeu. Esse visual pode ser pintado de qualquer cor, podendo ser aplicado na maioria das superfícies, até mesmo em paredes já pintadas. Ainda assim, antes de adicionar grandes quantidades de textura às paredes ou teto da sua casa, realize um trabalho de preparação adequado. Entenda qual a melhor forma de adicionar textura às paredes pintadas para garantir adesão apropriada entre o gesso e a superfície da parede.

Tipos de gesso

O gesso aplicado sobre uma superfície pintada não deve ter mais de 6,5 mm de espessura. Qualquer espessura além disso não aderirá bem à superfície da parede, podendo exibir rachaduras quando secas. O gesso veneziano e os acabamentos para gesso acartonado são os mais utilizados sobre tinta. Lembre-se de testar amostras em trechos da parede antes de cobri-la completamente. O visual da textura é permanente e difícil de remover depois de concluído.

Preparação da superfície

Lixar todo o brilho da superfície pintada é importantíssimo para ajudar a textura a aderir à superfície. Se a tinta for muito brilhante, ela não segurará a textura recém-aplicada. Use lixa média acoplada a um cabo. Não deixe ventilações abertas no cômodo e desligue quaisquer sistemas de aquecimento ou resfriamento de ar. Evite inalar a poeira ou que ela caia nos seus olhos usando máscara e óculos de proteção.

Método

Use uma espátula para gesso para aplicar a textura na superfície pintada. Ponha uma pequena quantidade do gesso na superfície plana da espátula. Passe-a na parede e crie a textura. Não é preciso cobrir toda a superfície. Lembre-se de aplicar somente camadas finas de gesso. Deixe o material secar. Para testar se a textura já está pronta para uma camada adicional ou para tinta, toque a superfície. Se estiver fria, ainda está molhada por baixo. Espere várias horas até que seque.

Dicas adicionais

Se não tiver certeza se a superfície é apropriada para receber a textura, aplique uma ou duas demãos de primer de adesão. Ele confere adesão extra entre a parede e o próximo material aplicado, incluindo a textura. Se a tinta for lisa e brilhante, é melhor adicionar uma camada de tinta casca de ovo ou cetim. A superfície lisa pode absorver umidade demais do gesso muito rapidamente, fazendo com que surjam rachaduras no material.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível