on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

É possível aprender futebol depois dos 20 anos?

Atualizado em 17 abril, 2017

Os jogadores de futebol que querem crescer no esporte, como David Beckham, começam a chamar atenção quando crianças e podem assinar com uma equipe que ponta, como o São Paulo, em torno dos seus 12 anos. Então, se quiser aprender a jogar futebol depois dos 20 anos, você provavelmente não conseguirá uma carreira profissional, mas fique tranquilo, a maioria dos jogadores de futebol amadores dedica-se ao futebol em seus 30 e 40 anos e consegue fazer progresso — e acima de tudo, se divertem.

Você pode aprender futebol mesmo sem a vantagem de David Beckham (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Considerações

Você pode certamente aprender futebol depois dos 20 anos. "Claro, tudo depende de qual nível você queira jogar", diz Wes Harvey, ex-treinador do time masculino do Morgan State University, em Baltimore, EUA. "Quanto mais velho você fica, mais difícil é para jogar em um nível mais elevado. Nem todo mundo pode ser o Michael Jordan", disse ele, aludindo à troca do astro do basquete pelo beisebol quando ele tinha 30 anos. "Jordan queria jogar beisebol e conseguiu em um nível inferior. Ele não se sobressaiu em jogar no Birmingham Barons, mas foi capaz de fazer isso", Harvey lembra.

Loading...

Abordagem

Tal como acontece com os jogadores mais jovens, que aprendem a jogar futebol a partir de uma combinação de partidas informais, do campeonato e assistindo profissionais pessoalmente e na televisão, os jogadores mais velhos podem seguir a mesma abordagem. Além disso, é possível encontrar academias que oferecem cursos limitados a jogadores iniciantes acima de 21 anos, para ensinar futebol a adultos. Caso já esteja em torno dessa idade e queira jogar em um nível competitivo, você precisaria de alguns anos de treinamento e partidas para compreender o jogo, "mas seria possível jogar e se destacar em um nível recreativo", diz Harvey.

Opinião profissional

Os homens podem fazer maiores progressos em se tornar jogadores recriativos do que as mulheres que começam na casa dos 20 anos. "A associação de jogadores é maior para os homens, e isso tem vantagens e desvantagens", afirma Harvey. "Você pode encontrar pessoas mais dispostas a contratá-lo para jogos amistosos. A diferença com as mulheres é que, como há menos interessadas, haverá menos jogos informais. Aquelas que jogam costumam ter filhos, então as mulheres normalmente estão mais interessadas ​​em campeonatos oficiais com horários oficiais do que jogos casuais. Mas jogar em campeonatos oficiais apenas reforça o que você já sabe, enquanto que nos jogos amistosos você experimenta novas técnicas."

Limitações

Você pode aprender a jogar o esporte em qualquer idade, "mas jogar em um nível competitivo é a verdadeira questão", afirma Harvey. "A melhor parte sobre o futebol é que você pode executar determinadas tarefas, mesmo ao mais alto nível, se estiver em boa forma". Por exemplo, um treinador pode treinar um bom atleta em seus 20 anos, como um corredor ou maratonista, e ensinar como jogar como um defensor de ala e bloquear o adversário. "Você pode treiná-los para fazer algo tão simples quanto isso", observa ele, "mas se estiver falando sobre ensinar a driblar e correr para a grande área para receber um passe, fazer cruzamentos e devolver passes, isso seria mais difícil".

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...