on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

É possível colocar um fogão ao lado de um refrigerador?

Ao planejar sua cozinha, a Universidade de Missouri recomenda colocar os aparelhos em posições que auxiliem seu processo de preparação dos alimentos. Ao colocar os aparelhos, como o forno e o fogão, próximos um ao outro, o cozinheiro poderá facilmente transportar os alimentos de um para o outro. Porém, não é recomendável colocar o fogão muito perto do refrigerador.

O posicionamento do fogão e do refrigerador ajuda a determinar o espaço da bancada (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Porque separar

A separação do fogão e do refrigerador na cozinha atende a uma série de propósitos. Um deles é oferecer espaço de bancada para ambos os aparelhos, de forma que quando você tira um alimento de um deles, você tem onde colocá-lo sem ter que andar pela cozinha. Outro motivo de separá-los é garantir que suas portas não batam uma na outra.

Loading...

Motivos operacionais

O fogão e o refrigerador estão entre os aparelhos de maior consumo de energia da sua cozinha, sendo que o refrigerador consome ainda mais, pois fica ligado constantemente. Como as temperaturas desses dois aparelhos são contrastantes, sua proximidade dificulta o aquecimento do fogão e o resfriamento do refrigerador nos momentos em que o fogão está ligado.

Distância ideal

Apesar de não haver uma distância específica entre os aparelhos considerada ideal para manter a boa circulação na cozinha, manter os aparelhos a alguns passos de distância entre si pode acelerar a preparação dos alimentos e a limpeza posterior. Marilyn W. Caselman e Lelland L. Gallup, da Universidade de Missouri, recomendam uma distância entre 1,2 e 2,7 m entre um fogão e um refrigerador, de forma que eles estejam longe o suficiente para não interferir um com o outro, mas próximos o suficiente para que a distância não atrapalhe o preparo dos alimentos.

Preparo dos alimentos

Se você tiver a oportunidade de criar seu próprio leiaute de cozinha, use seu estilo pessoal para determinar a posição de cada aparelho. Se cozinhar ou assar muitos pratos desde o início da receita, pode ser útil ter uma bancada grande para que possa amassar e abrir a massa. Para obter esse espaço, pode ser preciso colocar os aparelhos nas pontas da bancada, para que não tenha que quebrar o espaço.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...