É possível colocar tubarões em um aquário?

Escrito por robert boumis | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
É possível colocar tubarões em um aquário?
A maioria dos tubarões não se desenvolverão em um aquário (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Tubarões são animais fascinantes: lustrosos, mortais e predadores. E como qualquer animal interessante, mais cedo ou mais tarde as pessoas começam a se perguntar se eles podem ser colocados em aquários. A resposta é um "sim" qualificado, mas o condição para isso é das grandes. Peixes parecidos com tubarões são vendidos como os mesmos em muitas lojas de animais de estimação. Pequenos tubarões de verdade podem ser mantidos em aquários por aquariofilistas experientes, e aquários públicos podem manter um maior número de espécies. Ainda assim, é preciso saber das leis sobre animais de estimação elasmobrânquios, já que eles são ilegais em muitas jurisdições.

Outras pessoas estão lendo

"Tubarões" de água doce

Embora existam tubarões reais que vivem em água doce, nenhum deles pode viver em aquários. Entretanto, lojas de animais vendem peixes chamados de tubarões de água doce. Esses peixes são, na verdade, vairões, carpas e bagres que apenas parecem superficialmente com tubarões. Mesmo que não sejam tubarões de verdade, eles são ótimos animais de estimação. Esses tubarões geralmente se dão bem com outros peixes e não possuem exigências alimentares especiais. Saiba do tamanho que eles podem atingir. Tubarões de cauda vermelha ficam pequenos, mas os tubarões balas podem chegar a mais de 30 centímetros de comprimento.

Tubarões de água salgada em aquários

Mesmo no mundo complexo de aquários de água salgada, manter um tubarão é considerado uma conquista da qual se deve orgulhar. Um aquário para um tubarão deve ser grande, pelo menos o triplo do tamanho do animal, com bordas arredondadas, se possível. Apenas os menores tubarões podem ser mantidos nos maiores aquários caseiros. Esses incluem os tubarões gato, tubarões bambu e tubarões epaulette. O tubarão gato é ótimo para aquários, já que é a menor dessas espécies.

É possível colocar tubarões em um aquário?
Tubarões gato são pequenos o suficiente para serem mantidos em aquários caseiros (Handout/Getty Images News/Getty Images)

Aquários públicos

Aquários públicos podem abrigar muitas espécies que não são encontradas nos aquários caseiros. Por exemplo, o Monterey Bay Aquarium já abrigou vários grandes tubarões brancos para exposição pública. Outros, como o Shedd Aquarium, expuseram outros tubarões, incluindo tubarões cabeça-chata (um pequeno tubarão martelo), tubarões zebra e tubarões de ponta negra de recife. Você pode ver muitos tubarões em aquários públicos que nunca poderiam ser tratados como animais de estimação, já que são muito grandes ou muito exigentes para um aquário caseiro.

É possível colocar tubarões em um aquário?
O grande tubarão branco foi mantido com sucesso em aquários públicos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Leis

Em muitos locais, é ilegal uma pessoa física possuir um tubarão. Esses locais incluem estados como o Arizona e a Califórnia. Algumas proibições se aplicam apenas a certas espécies de tubarões. O motivo pelo qual eles são proibidos vão de preocupação com a segurança básica até preocupações com o fato do tubarão escapar e causar estragos ambientais. Sempre confira com o departamento responsável por isso antes de comprar um tubarão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível