on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

É possível combinar um sofá de couro com uma poltrona de tecido?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Combinar texturas e superfícies diferentes nos móveis de uma sala pode ser um negócio complicado. Quando bem feito, pode criar uma composição interessante e atraente aos olhos. Se for mal executado, o resultado pode ser estranho e desagradável. Leve em consideração os efeitos da mistura de tecidos cuidadosamente antes de gastar muito com estofamento.

Uma sala de estar eclética pode ser atraente (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Contexto

O resultado da combinação de sofá de couro com poltronas de tecido depende muito do contexto. Se estiverem em um ambiente formal em que os itens restantes combinarem com somente um deles, a outra peça pode parecer fora do lugar. Em um cenário mais eclético e com uma maior variedade de superfícies, tecidos e estilos, o sofá e a poltrona podem funcionar muito bem juntos.

Loading...

Cor

As características distintas do couro e do tecido podem ser reunidas através de uma cuidadosa combinação de cores. Por exemplo: se o sofá for feito em couro marrom, a poltrona pode seguir o mesmo esquema, com padrões de tons similares à cor do sofá. Um tecido liso e marrom não seria recomendado, pois poderia aparentar uma tentativa de combinação frustrada. Celebre as diferenças entre os dois materiais enquanto simultaneamente concilia os itens através da cor.

Acessórios

É possível também combinar os elementos escolhendo cuidadosamente os acessórios. Um bom exemplo é espalhar várias almofadas feitas no mesmo tecido da poltrona sobre o sofá de couro, o que produz um eco visual entre eles e cria a ilusão de que são associados. Além disso, você pode integrá-los através de um tapete que possua as cores dos dois.

Textura

A textura é um aspecto sutil, mas muito importante em qualquer projeto de decoração, principalmente no caso de couro e tecido. Suede e couro podem ser materiais parecidos, no entanto, a distinção entre as texturas concede resultados bem diferentes quando usadas em móveis. Ao escolher quais tecidos utilizar com couro, evite os lustrosos e os que possuem alto brilho, como o cetim, que podem "brigar" com o material. Tecidos duráveis com a trama visível complementarão melhor o sofá de couro e criarão um tema diversificado mas harmonioso no ambiente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...