Mais
×

É possível comer certos alimentos para afinar o sangue?

A hipercoagulabilidade é uma doença em que o sangue fica mais grosso e viscoso do que o normal, e ocorre devido a uma anormalidade no processo de coagulação. Quando o sangue fica muito grosso, a circulação de oxigênio, nutrientes e hormônios é afetada e pode causar deficiências nutricionais, bem como baixos níveis de oxigênio ou uma condição conhecida como hipóxia. Ter o sangue espesso também pode levar a ataques cardíacos e derrames. Muitas pessoas são tratadas com medicamentos para diluir o sangue, chamados de anticoagulantes, como a warfarina, mas há alimentos que também podem ajudar a afiná-lo naturalmente.

As amêndoas afinam o sangue naturalmente (eyewave/iStock/Getty Images)

Alimentos indicados

As vitaminas e os nutrientes em alguns alimentos atuam como diluentes naturais. Os óleos vegetais, nozes e alguns cereais contêm vitamina E, que afina o sangue naturalmente, de acordo com os Institutos de Saúde dos Estados Unidos. Você deve evitar doses altas, porque o excesso de vitamina E pode fazer com que o sangue fique muito fino, o que pode causar um acidente vascular cerebral hemorrágico ou uma hemorragia no cérebro. Alimentos que contenham salicilatos, a propriedade diluente do sangue da aspirina, também funcionam. Esses alimentos incluem várias frutas e legumes, nozes e carnes. Mirtilos e oxicocos são muito ricos em salicilatos, de acordo com o Guia Alimentar de Sensibilidade ao Salicilato.

Mirtilos (Monkey Business Images/Monkey Business/Getty Images)

Alimentos a serem evitados

Se estiver tentando afinar o seu sangue, é importante evitar os alimentos que contêm vitamina K, que é necessária para que o corpo forme coágulos e é usada para engrossá-lo. Ela pode ser encontrada em muitos alimentos diferentes, tais como couve, espinafre, folhas de nabo e brócolis. A ingestão diária recomendada de vitamina K é de 80 microgramas e muitos desses alimentos contêm muito mais do que isso em uma única porção. Por exemplo, 1/2 taça de couve contém 660 por cento do valor diário recomendado de vitamina K, por isso, é importante limitar esses alimentos.

Brócolis (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Anticoagulantes

Se você acha que tem sangue grosso ou que está sob risco de formação de coágulos, é importante consultar um médico e fazer exames. Se os resultados indicarem que você precisa afinar o seu sangue, seu médico pode precisar ir mais longe do que apenas aconselhar uma mudança de dieta, e prescreverá um agente afinador como a warfarina. A warfarina e a heparina são os dois principais anticoagulantes prescritos para diluir o sangue e prevenir o desenvolvimento de coágulos que podem levar a um acidente vascular cerebral, de acordo com a Associação Americana do Coração.

Considerações

Muitos alimentos contêm propriedades anticoagulantes e de afinamento do sangue naturais; assim, alguns pacientes são capazes de afiná-lo sem a necessidade de medicação. Se seu médico aprovar esse método, exigirá exames regulares para monitorar se as propriedades de coagulação permanecerão baixas e se o sangue realmente está mais fino. Com base nos resultados dos exames, ele ajustará o seu regime de tratamento conforme necessário.

Exames de sangue (Alexander Raths/iStock/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article