Mais
×

É possível consertar um fogão vitro-cerâmico rachado?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os fogões vitro-cerâmicos consistem de placas grandes de vidro cerâmico que conduzem para as panelas o calor produzido por elementos aquecedores elétricos localizados sob essas placas. Embora esses fogões sejam bonitos e eficientes, eles também estão propensos a rachaduras. Mesmo que as menores possam ser ignoradas ou limpas para minimizar sua visibilidade, não é possível consertar as maiores.

Os fogões vitro-cerâmicos ficam incandescentes para indicar a presença de calor (Comstock/Comstock/Getty Images)

Rachaduras grandes

É impossível consertar rachaduras grandes em um fogão vitro-cerâmico e, portanto, o fogão inteiro precisará ser trocado. Soluções convencionais, como repor as peças quebradas usando epóxi ou preenchendo-as com uma massa sintética são inviáveis por causa da exposição ao calor intenso e da necessidade de segurança que o contato com os alimentos exige. Se seu fogão desenvolver uma rachadura grande, evite usá-lo até poder substituí-lo.

Como limpar as rachaduras

Rachaduras muito pequenas na superfície de um fogão vitro-cerâmico podem ser imperceptíveis ou até mesmo toleráveis. Outras rachaduras que não chegam a atravessar a superfície da cerâmica podem ficar feias, pois ficarão cheias de poeira e restos de alimentos com o tempo. Kits de reparo para fogões vitro-cerâmicos incluem soluções de limpeza e esponjas macias que limpam as rachaduras e outras pequenas imperfeições na superfície, podendo minimizar seu aspecto; entretanto, a limpeza não elimina o problema.

Segurança

Uma rachadura grande pode ser uma possível fonte de choques elétricos porque a superfície de cerâmica é a única coisa entre a área de cozinhar e os elementos eletrificados que produzem calor. As rachaduras não precisam estar próximas dos queimadores para expor a fiação que oferece perigo. É por isso que alguns fabricantes de fogões vitro-cerâmicos sugerem trocar as superfícies rachadas em vez de tentar consertá-las ou ignorar o problema.

Substituição

Trocar um fogão vitro-cerâmico de bancada é um processo complicado, pois é preciso desmontar o fogão para retirar um dos seus principais componentes. Dependendo da forma como o fogão é instalado na sua cozinha, é possível remover os armários ou tampos, ou remover o próprio fogão parcialmente. As garantias incluem rachaduras causadas por problemas de fabricação e que ocorrem logo depois da compra, mas não aquelas resultantes do uso indevido ou do desgaste normal.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article