É possível converter a conexão RCA para HDMI?

Escrito por david ward | Traduzido por allan magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
É possível converter a conexão RCA para HDMI?
Os plugs dos cabos RCA possuem um núcleo cercado por um invólucro de metal (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Um avanço tecnológico importante para os vídeos com alta definição foi o desenvolvimento de cabos capazes de transmitir informação suficiente para conectar um player de vídeo de alta definição em uma tela de alta definição. O cabo desenvolvido foi o HDMI. Porém, a maioria dos dispositivos de reprodução de vídeo mais antigos possuem apenas conectores de saída no formato RCA, uma tecnologia antiga. Isso pode ser um problema caso tenha um monitor de alta definição que possua apenas entradas HDMI. Felizmente, conversores simples permitem conectar um cabo RCA em um cabo HDMI.

Outras pessoas estão lendo

Plugs RCA

Os cabos RCA são comumente usados para o envio de sinais de vídeo desde a década de setenta. Eles possuem uma grande variedade de formas e cores, e a configuração mais comum é um único cabo de transmissão com três plugs indicados por cores nas extremidades. Mesmo que os cabos RCA sejam bastante comuns e possam ser usados na maioria das TVs e projetores, a tecnologia RCA possui limitações na quantidade de dados que podem ser transmitidos. Por esse motivo, eles não podem transmitir um sinal de alta definição. A medida que as TVs de alta definição estão ficando mais populares, os cabos RCA estão sendo substituídos por novos cabos para alta definição.

Cabos HDMI

Os cabos HDMI foram desenvolvidos para facilitar o envio de sinal em alta definição a partir de um dispositivo de reprodução de vídeo para uma tela. Esses cabos suportam um sinal mais potente, transmitindo até 1080 pixels a 60 quadros por segundo. Essa é a resolução mais alta disponível para vídeo digital no momento e não pode ser transmitida através de cabos RCA. Devido a capacidade de transmissão superior dessa tecnologia, os conectores HDMI estão se tornando mais comuns em TVs e projetores modernos. Provavelmente, os cabos HDMI logo serão considerados o modelo padrão para a transmissão de áudio e vídeo em dispositivos audiovisuais domésticos.

Convertendo RCA para HDMI

Caso esteja conectando um reprodutor de vídeo que possua apenas conectores RCA em uma tela que possua apenas conectores HDMI, será necessário usar um conversor para transmitir os sinais de áudio e vídeo. É possível fazer isso através de um cabo conversor ou um aparelho de conversão. Em ambos os casos, o conversor possui uma entrada RCA fêmea e uma saída HDMI fêmea. O processo de conversão é não é complicado. Simplesmente conecte o cabo RCA na entrada RCA do conversor e o cabo HDMI na saída HDMI dele.

Perda de sinal

Em algumas configurações de dispositivos de vídeos, é possível ter um reprodutor de vídeo de alta definição e uma tela de alta definição, mas ainda usar cabos RCA. Isso ocorre somente se um dispositivo extra estiver no sistema, como um divisor de sinal ou sistema de jogos, ou caso não tenha um cabo HDMI. Se os cabos RCA forem usados em qualquer ponto da transmissão de vídeo de alta definição, o resultado será um sinal de menor qualidade. Os cabos RCA não conseguem transmitir dados suficientes para um sinal de alta definição, agindo como um gargalo, impedindo que o sinal resultante seja da qualidade adequada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível