É possível diminuir o tamanho do músculo da panturrilha?

Escrito por julia michelle | Traduzido por aline fernandes
É possível diminuir o tamanho do músculo da panturrilha?
Você pode reduzir o tamanho do músculo da sua panturrilha com menos exercícios e fazendo dieta (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Sim, é possível reduzir o tamanho do músculo da sua panturrilha, mas não sem reduzir o tamanho dos outros músculos também. Assim como acontece com a perda de gordura, não é possível fazer uma redução local em qualquer parte do seu corpo. Em uma pessoa saudável, os músculos diminuem, ou atrofiam, devido à falta de uso e de suporte nutricional.

Menos atividades

Os músculos da panturrilha estendem os dedos do pé para permitir que você empurre o chão enquanto anda. Se você andar menos, utilizará menos as suas panturrilhas, e elas, junto com os demais músculos da perna, atrofiarão.

Perda de peso

As suas panturrilhas precisam empurrar todo o peso do seu corpo. Se você pesar menos, as suas panturrilhas, e outros músculos, não precisarão se esforçar tanto.

Mudanças alimentares

O músculo é um tecido ativo que queima calorias 24 horas por dia. Ao cortar calorias, o seu corpo quebrará o tecido muscular por todo o corpo para conservar energia.

Ajustes no treinamento

Aqueles que levantam peso podem se concentrar mais em altas repetições de pesos leves. Esse tipo de exercício estimula a resistência muscular, não o crescimento.

Considerações

Tentar perder massa muscular de forma ativa pode ter efeitos prejudiciais. Menos massa muscular significa um metabolismo mais lento. Os músculos também geram calor, contribuem para a densidade dos ossos e são extremamente importantes para o movimento e o equilíbrio -- principalmente conforme envelhecemos.