É possível engravidar se uma tuba uterina estiver bloqueada?

Escrito por nicole galan, rn | Traduzido por r spol
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
É possível engravidar se uma tuba uterina estiver bloqueada?
Um bloqueio pode ocorrer em um ou ambos as tubas. Isso evita que o óvulo entre em contato com os espermatozoides e se constitui em uma causa comum de infertilidade. (pregnancy image by AGphotographer from Fotolia.com)

As tubas uterinas são dois tubos finos que se exteriorizam na parte superior do útero, e terminam em forma de um grande funil acima dos ovários. Uma vez que a ovulação tenha ocorrido, o óvulo é transmitido às tubas por cílios (estruturas especializadas semelhantes a fios de cabelo), até chegar ao útero. A fertilização pelo esperma normalmente acontece na tuba uterina, embora a gravidez não deva ocorrer lá normalmente. Um bloqueio pode ocorrer em um ou ambos as tubas. Isso evita que o óvulo entre em contato com os espermatozoides e se constitui em uma causa comum de infertilidade.

Outras pessoas estão lendo

Causas de bloqueio

De acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, qualquer coisa que provoque inflamação ou cicatrizes na tuba pode causar um bloqueio. Isso inclui uma infecção atual ou anterior, como a clamídia ou gonorreia, uma gravidez ectópica anterior (gravidez fora do útero) ou cirurgias abdominais ou tubárias anteriores.

Normalmente, a tuba está cheia com o fluido que se move ao longo dela e sai nas fímbrias, uma estrutura em forma de corneta que se situa diretamente sobre o ovário. Algumas vezes, o bloqueio pode impedir que o fluido saia e faça com que o tubo se dilate. Isso é chamado de hidrossalpinge. A inflamação é um problema comum no local de uma hidrossalpinge.

Sintomas e diagnóstico de uma tuba bloqueada

A infertilidade é uma razão comum para um bloqueio ser diagnosticado, já que a maioria das mulheres não têm sintomas. No entanto, algumas podem sentir dores abdominais intermitentes ou dores pélvicas.

A histerossalpingografia é o teste diagnóstico mais comumente usado para procurar por um bloqueio. Um médico injeta um corante radiográfico no útero, o qual deve passar para dentro do tubo. Um raio X procura pela presença de corante no interior do tubo. Ocasionalmente, uma grande hidrossalpinge pode ser observada durante um ultrassom de rotina.

Engravidando com o bloqueio de uma tuba

Se um tuba for bloqueada, você pode engravidar sem intervenção médica. Pode ser mais difícil, ou demorar mais tempo. A cada mês, os ovários alternam qual irá produzir um óvulo maduro. Se o ovário do tubo bloqueado frequentemente ovular, isto pode tornar a gravidez mais difícil, já que não há encontro entre o espermatozoide e óvulo e conseguinte fertilização. Você pode considerar ter seu ciclo monitorado por um endocrinologista reprodutivo por alguns meses ao ano, para ver se isso está acontecendo de fato.

Tratamento avançado

Se após vários meses de tentativa, você ainda não estiver grávida ou se ambos as tubas estiverem bloqueadas, você pode precisar de fertilização in vitro (IVF). Seus ovários serão estimulados a produzir vários folículos, muitos dos quais serão removidos cirurgicamente. A fertilização tem lugar no laboratório e em seguida os embriões são transferidos de volta para o útero, evitando o bloqueio.

Tratamento de uma tuba bloqueada

A menos que você esteja tendo graves dores ou infecções recorrentes, não há necessidade de tratar um bloqueio. Se os sintomas forem preocupantes, o médico pode considerar a remoção de sua tuba uterina. Existem procedimentos cirúrgicos para remover ou abrir um bloqueio, mas é importante ter em mente que muitas vezes a cicatriz e as adesões tissulares (que realmente bloqueiam o tubo) danificam o tubo. Isso pode fazer com que o processo inflamatório reapareça. A antibioticoterapia pode tratar uma infecção se necessário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível